top of page

A importância de manter o Windows atualizado


No artigo de hoje, vamos abordar sobre o sistema operacional Windows, assim como um breve resumo sobre a história da empresa de softwares e sistemas operacionais que mais se destaca entre os usuários de computador e o meio corporativo, sobre sistemas operacionais e a importância de mantê-los sempre atualizados.

A empresa Microsoft é mundialmente conhecida por produzir os sistemas operacionais mais utilizados no mundo. O primeiro sistema operacional desenvolvido por ela foi lançado em 1885, e desde então a Microsoft esta engajada em desenvolver atualizações e sistemas operacionais mais eficientes. Ao longo dos seus 34 anos de história já produziram e distribuíram diversos sistemas operacionais.

Como mencionado, Windows é o sistema amplamente distribuído, utilizado mundialmente por milhares de usuários. No Brasil, é o sistema operacional mais utilizado pelas empresas, passando de 90%, se formos contabilizar o número de computadores de uso pessoal que rodam com alguma versão do Windows, certamente essa porcentagem seria maior.


O papel do sistema operacional:

Sempre nos perguntamos qual a finalidade das coisas, e não é diferente quando pensamos em relação aos computadores. Independe se o computador é para uso profissional ou pessoal, ele precisa ter um sistema operacional. O sistema operacional desempenha um papal crucial dentro de uma máquina, pois, ele é o responsável por realizar toda a comunicação entre os componentes eletrônicos da máquina, tais como, disco rígido (HD), processador, memória, mouse, teclado, impressora e até mesmo a comunicação com a internet, além de se comunicar com os softwares instalados na máquina. Sendo assim, podemos dizer que o sistema operacional é um conjunto de recursos e ferramentas para entrada e saída de informações para a funcionalidade do computador. Sendo também responsável pela interface que permite que os usuários naveguem pelo computador, explorando suas ferramentas, recursos e funcionalidades.


O fim do Windows 7:

Lançado em 22 de Outubro de 2009, em janeiro de 2020, após 10 anos, a Microsoft anunciou que o Windows 7, seu sistema operacional mais utilizado iria parar de receber atualizações. Isso não marca o fim desta versão do sistema operacional, e sim, que a empresa criadora não ira mais oferecer suporte técnico para correções de problemas, não fornecerá mais atualizações com melhorias e correções e nem atualizações de segurança.

O Windows 7 atualmente é considerado o segundo sistema operacional desenvolvido pela Microsoft mais utilizado entre os usuários, perdendo apenas para a versão mais recente, Windows 10. De acordo com empresas que fazem análises de dados eletrônicos, até o anúncio da descontinuidade das atualizações do Windows 7 cerca de 37% dos computadores ativos em território nacional rodam com esta versão do sistema.


Mas por que manter o sistema operacional atualizado?

Quando o sistema operacional deixa de receber atualizações, seja de softwares ou de segurança, ele passa a operar com falhas, tornando suscetíveis a ataques de cibercriminosos e erros na execução de softwares de terceiros. Usuários particulares são os que mais utilizam sistemas desatualizados, contudo, não é muito difícil de encontrar empresas utilizando versões antigas de sistemas operacionais, isso pode trazer vários riscos.

A seguir veremos a importância de manter o Windows atualizado.


Segurança: uma das formas mais seguras de proteger o computador é mantê-lo atualizado, a todo o momento os computadores estão suscetíveis a novas ameaças, contudo, não basta apenas optarmos por antivírus e firewalls, sendo que esse risco aumenta quando o sistema operacional não está atualizado. Para o meio corporativo, manter um sistema que não recebe mais atualizações de segurança é um risco ainda maior. Pois, podem comprometer a rotina de trabalho e até mesmo informações sensíveis da empresa.

Sem receber atualizações de segurança, o sistema operacional encontra-se vulnerável, contendo falhas na segurança. Tornando-se alvos a ação de cibercriminosos que exploram essas falhas para realizarem ataques específicos e a implementações de malwares.


Recursos: a todo o momento surgem novos softwares e drivers para facilitar e agilizar a rotina de trabalho para quem usa computadores e notebooks, contudo, quando se tem um dispositivo com sistema operacional defasado, isso acaba se tornando um problema. Pois, alguns fabricantes deixam de atualizar seus drivers e softwares para versões mais antigas do sistema operacional, impedindo o seu funcionamento de forma correta e segura.

Um exemplo são os navegadores de internet, com o anúncio do fim do Windows 7, a Google se pronunciou dizendo que continuará disponibilizando atualizações do Google Chrome para usuários de Windows 7 até Julho de 2021, após esse período, a não atualização de segurança do navegador pode comprometer a acessibilidade em alguns sites.


Correção de falhas no sistema operacional: uma atualização de sistema operacional normalmente ocorre para disponibilizar novas funcionalidades ou realizar correções de falhas que o sistema operacional pode apresentar. Uma empresa que tem uma rotina intensa de trabalho desenvolvida através de recursos computacionais não pode correr o risco de ter seus dados corrompidos, o que pode acontecer quando se tem um sistema operacional desatualizado, comprometendo toda uma rotina de trabalho. Quando o sistema está atualizado, a empresa desenvolvedora, no caso a Microsoft trabalha intensamente para corrigir pequenas falhas que eventualmente possam surgir, através de updates.

Embora o Windows 7 não tenha sido extinto, como explicamos ao longo deste artigo, é recomendado que você faça a migração para o sistema operacional mais recente, neste caso, o Windows 10 para garantir a segurança e funcionalidade do seu computador, principalmente se for para uso corporativo.


Ainda utiliza o Windows 7 ou até mesmo o Windows XP e não sabe por onde começar a migração para a versão mais moderna e segura do Windows? A Tafner pode lhe apoiar nessa tarefa, entre com contato conosco, clique aqui.

1.224 visualizações0 comentário
bottom of page