top of page

A origem e evolução da internet


Prestes a completar seus 52 anos de existência, o uso global da internet apresenta um crescimento exponencial desde o seu surgimento, em 1969. Através dela foi possível estabelecer a integração econômica e cultural com outros países, por isso ela está fortemente atrelada à globalização e a evolução tecnológica.

Hoje sabemos que mais da metade da população mundial pode estabelecer uma rede de informações graças a conexões via internet. A internet tornou-se uma ferramenta muito importante para sociedade moderna, através dela é possível expandir negócios, realizar atividades educacionais, trabalhar e ter entretenimento, entre outros.

Através da internet, foi possível estabelecer redes de comunicação com outros países, facilitando assim, a comunicação e o acesso a informações cada vez mais rápidas e eficientes. O que antes era possível, porem não de forma instantânea.

Para chegarmos até aqui, com acesso e trocas de informações com o outro lado do globo terrestre em poucos segundos, a internet como conhecemos hoje teve uma longa caminhada, passando por diversas evoluções. E esse é o nosso tema de hoje, a evolução da internet. Boa leitura!

1969 – o surgimento da internet

A internet caminha para completar seus 52 anos de história, e desde então vem passando por diferentes modificações para chegar ao modelo do qual temos acesso hoje.

Ela consiste em um conjunto global de redes de computadores interligados em que usam um agrupamento exclusivo de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP). Sua origem se da através de uma pesquisa encomendada pelo governo norte-americano com a premissa de construir um meio de se comunicar através de redes de computadores.

Através disso, em 29 de outubro de 1969 nascia um dos grandes feitos da sociedade moderna, através da primeira conexão ARPAnet foi estabelecida, uma ferramenta que décadas mais tarde, passando por aprimoramentos, revolucionaria os meios de acesso a informações e comunicação. Hoje não conseguimos nos imaginar sem os serviços disponíveis pela internet, mas nem sempre foi assim.

ARPAnet (Advanced Research Projects Agency Network) foi a primeira rede de computadores utilizada para transmitir dados utilizadas por militares e os departamentos de pesquisa nos Estados Unidos. Através desta conexão, o professor e pesquisador Leonard Kleinrock e seu aluno Charley Kline, enviaram a primeira mensagem online da Universidade da Califórnia (UCLA) para o pesquisador Bill Duval no Instituto de Pesquisa de Stanford.

Essa primeira mensagem foi à origem da ascensão da internet e todos os benefícios que ela traria ao passar dos anos.

A popularização do termo internet

As décadas de 1970 e 1980 foram fundamentais para as mudanças e aprimoramento no padrão de conexão, principalmente com o surgimento dos protocolos de internet, semelhantes aos utilizados atualmente.

Esses protocolos são conhecidos como Internet Protocol Suite ou TCP/IP, surgindo através de esforços experimentais da ARPAnet em conjunto com outras agências.

O termo internet foi utilizado pela primeira vez em dezembro de 1974 através do Specification of Internet Transmission Control Program desenvolvido por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine na Universidade de Stanford como abreviação de internetworking.

Na década de 1980 o acesso à ARPAnet foi ampliado, com isso, em 1982 a Internet Protocol Suite (TCP/IP) passou a ser padronizado e o conceito de internet foi introduzido para as redes TCP/IP interligadas.

No ano seguinte, em 1983 surge a primeira rede de grande extensão, onde os computadores que recorriam à ARPAnet passaram a utilizar os protocolos TCP/IP. Já em 1985 nasce a National Science Foundation Network, um sistema de redes universitárias interligadas em 56 kbps, nos dias atuais, corresponderia a 0,056 mbps.

Em 1988, o acesso à rede de internet passou a se expandir para os interesses comerciais, com o correio eletrônico, com isso surge o provedor de conexão dial-up. Mas o grande “boom” para popularização da internet ainda estava por vir, no início da década de 1990, os Estados Unidos decidem ampliar o acesso à internet, passando a comercializá-la.

World Wide Web

A década de 1990 começou com muitos avanços significativos para internet, pois o cientista Tim Berners-Lee criou um termo muito familiar para nós hoje em dia, a World Wide Web ou simplesmente o “www” que utilizamos antes do endereço de qualquer site. A premissa de Bernars-Lee era desenvolver hipertextos que permitissem que diferentes pessoas trabalhassem juntas a partir do acesso em um mesmo documento, sendo um modelo primordial para a internet atual.

Na mesma década, a empresa norte-americana Netscape desenvolveu um protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) é um método que criptografa todas as informações trocadas em uma página web, principalmente os dados dos usuários. Através deste marco, chegamos cada vez mais próximo da internet atualmente. Além disso, o acesso a computadores começou a se popularizar ao redor do mundo e o acesso à internet, na época ainda discada (dial-up), começou a expandir.

O século XXI iniciava-se com grandes promessas para a expansão da tecnológica. Além disso, os anos 2000 foram cruciais para a expansão da internet para uso particular, mas para foi preciso consolida-la entre as pessoas, mas isso não foi tão difícil, visto que, a aquisição de computadores e as novidades que a internet estava trazendo, fez com que a mesma se fortalecesse rapidamente entre as pessoas.

Com o passar dos anos, cada vez mais acessada ao redor do mundo, a internet trouxe as redes sociais, que começaram a se consolidar passando a fazer parte do cotidiano das pessoas, seja para uso particular, educacional ou trabalho, a internet tornou-se uma ferramenta essencial, chegando aos smartphones permitindo o acesso ao um universo de informações na palma da mão.


Benefícios da internet

Desde o seu surgimento, a internet vem contribuindo positivamente com o mundo. Ao longo desses quase 52 anos de existência, o acesso à internet tornou-se cada vez mais fácil, segundo os números obtidos pelo relatório da We Are Social e Hootsuite divulgados em janeiro de 2021, há 4,66 bilhões de usuários de internet, isso nos diz que mais da metade da população mundial tem acesso à internet, entretanto, a tendência desses números é expandir ano após ano.

A internet facilitou o modo com que as pessoas tenham acesso a informações, o modo como elas se comunicam, o modo como elas realizam atividades sem precisar se deslocar, tal como, compras online, serviços bancários, entre outros. Além de ser uma ferramenta essencial para muitas atividades profissionais, atualmente, é difícil uma empresa não estar conectada com a internet para promover os negócios.

94 visualizações0 comentário
bottom of page