Business Intelligence (BI)

Atualizado: Mai 27


O excesso de dados disponibilizados sobre uma gama de assuntos que são do interesse de uma empresa tornou-se um enorme problema que aflige muitos empresários, pelo grande volume. Contudo, apenas um aglomerado de dados não vai nos levar a lugar algum, é preciso recorrer a metodologias que possam transformar esses dados em informações úteis.

Sabemos que, fazer uso dessas informações pode resultar em impactos positivos, beneficiando o próprio negócio e assim trazer uma vantagem competitiva no mercado. Contudo, há um grande desafio por parte dos empresários em transformar essas informações, de modo que possam ser utilizadas no auxílio de tomada de decisões estratégicas. Por isso, no artigo desta semana trouxemos informações sobre Business Intelligence para você, boa leitura!


Mas afinal, o que é Business Intelligence?

Business Intelligence (também conhecido como BI e para alguns Cubo) é uma palavra de origem estrangeira, cuja sua tradução livre é Inteligência de Negócios, surgindo originalmente na década de 1960 apenas como um sistema de compartilhamento de informações nas organizações. Contudo, ele se desenvolveu apenas em 1980 com ajuda de ferramentas computacionais para auxiliar a tomada de decisões.

Hoje, podemos dizer que o conceito de BI abrange todos os setores dentro de uma empresa, combinando análise empresarial, mineração de dados e tomadas decisões. Sendo assim, BI pode ser denominado como um conjunto de técnicas, metodologias e processos, com poder de transformar uma abundância de dados, em informações estratégicas para um bom gerenciamento empresarial. Ou seja, o intuito do BI é a coleta, organização, análise e disseminação de informações contidas nesses grandes volumes dados, visando sempre auxiliar na gestão das estratégias e planejamento empresarial.

De modo geral, BI é uma ferramenta que é utilizada para obter informações que visam trazer vantagens corporativas para o seu negócio, cujo, seu principal objetivo está voltado para interpretação e análise de dados que possam conter informações essenciais para a tomada de decisões da empresa, tal como, identificar eventuais riscos ou oportunidades.


A importância do Business Intelligence para sua empresa

Como já foi supramencionado, o BI pode auxiliar as empresas a tomar as melhores decisões, isso ocorre devido à apresentação dos dados relevantes e atuais para o contexto dos negócios de sua empresa. Entretanto, precisamos entender que Business Intelligence é um conceito aplicado a conjunto de ferramentas que juntas podem obter resultados significativos para empresa. Por isso, há uma integração entre a empresa, o gerenciamento e o TI, para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.

Sendo assim, o BI proporciona a análise das informações e fornecer aos responsáveis pelo gerenciamento da empresa o poder de fazer um balanço assertivo de modo a tornar o processo de tomada de decisões mais rápido e eficiente. A partir destas análises pode se obter informações como o seu desempenho, concorrência e até mesmo identificar tendências no mercado, de modo a visar o aumento de vendas e consequentemente lucro do próprio negócio.

Além do que citamos acima, o BI pode contribuir para sua empresa tomar melhores decisões a partir de informações impulsionadas por dados através da identificação de maneira que buscam aumentar as vendas e consequentemente a receita, da análise de comportamento dos clientes, da comparação de dados com a concorrência direta ou indireta, da análise e acompanhamento do desempenho da empresa, do melhoramento das operações, da identificação de tendências no mercado e de eventuais problemas ou erros internos.


Business Intelligence na prática

Agora que sabemos o que é e qual sua importância no universo corporativo, precisamos saber como colocar esse conceito que se aplicado de forma correta, pode acarretar resultados positivos para empresa.

Sabe-se que toda empresa ou organização possuem perguntas e metas estabelecidas. Para que essas perguntas sejam respondidas e acompanhar o desenvolvimento do negócio em relação às metas, é necessário realizar uma coleta de dados, posteriormente, se faz necessário à análise dos mesmos e por fim, determinar o que é preciso fazer para atingir as metas que foram estabelecidas no início.

O BI pode ajudar nesse quesito, entretanto, existem alguns pontos específicos que devem ser considerados para criar uma estratégia eficiente, que veremos a seguir:


  • Coleta dos dados – a primeira etapa é a coleta de dados, é uma das etapas mais importante, pois é preciso ter bem definido as perguntas e assim, determinar os dados que serão utilizados como base para o processamento das informações de modo a respondê-las. Entretanto, é indispensável ter cuidado com a qualidade dos dados coletados. Além disso, os dados precisam ser coletados de forma organizada, para facilitar futuras buscas. Uma forma de triar esses dados é agrupando em diferentes grupos de informação, é nesse momento que você mantem apenas os dados que interessam para sua análise.

  • Análise dos dados coletados – após a coleta de dados, a próxima etapa é a análise, onde será realizada uma comparação dos dados obtidos, buscando sempre deixar as informações obtidas através destas análises, mais claras o possível. Para que essa etapa seja realizada corretamente, é necessário definir indicadores e métricas que realizarão a interpretação das informações, além de criar relatórios, que vão auxiliar na visualização dos dados obtidos.

  • Compartilhamento das informações – por fim, após toda coleta e análise de informações obtidas, é preciso compartilha-las com os setores interessados. Essas informações serão repassadas aos gestores da empresa que devem considerar na hora de tomar as próximas decisões a cerca dos negócios da empresa.


Vantagens que o Business Intelligence fornece para empresa

O que vimos até o prezado momento é que, o BI é um conceito capaz de auxiliar desde a organização até a estruturação de um planejamento estratégico para empresas que visam criar vantagens competitivas de modo a somar valores aos negócios oferecidos pela empresa, ou seja, melhores soluções oferecidas para os clientes.

Desta forma, aplicar o conceito de Business Intelligence às ferramentas especifica dentro do seu negócio, podem acarretar inúmeras vantagens corporativas. Sabe-se que dentre elas está à identificação de consumo e mudança no comportamento de um grupo específico, além de maior velocidade e otimização dos processos para tomada de decisões mais precisas e eficientes.

O cenário do corporativo está cada vez mais competitivo, por isso, contar com auxílio de ferramentas que tragam agilidade e eficiência para sua empresa se faz necessário, pensando nisso, separamos as principais vantagens que o Business Intelligence pode propor ao seu negócio:


  • Gerenciamento de informações – em determinados casos, as empresas possuem um grande volume de informações e não consegue sintetizá-las durante sua manipulação. Por isso, as ferramentas de BI são extremamente úteis, pois conseguem atuar com esse grande volume de informações, otimizando-as para que seja mais assertiva de modo a atender as expectativas da empresa.

  • Integração de dados – as ferramentas de BI podem integrar os dados de diferentes sistemas, apenas em um único local, abastecendo sua empresa com um modelo de dado específico, assim facilitando suas operações.

  • Detecção e correção de falhas - quando a empresa possui abundância de processos complexos na sua rotina de trabalho, há uma maior hipótese de encontrar eventuais falhas. Com auxílio do Business Intelligence, todas as operações realizadas são mapeadas e, quando necessário, são identificados pontos de aperfeiçoamento.


  • Dashboards – o Business Intelligence traz indicadores específicos que apontam o desempenho da empresa de forma rápida e eficiente, permitindo que os gestores acompanhem os resultados que vêm sendo obtidos. Podendo ser da empresa na totalidade ou de um determinado setor.

  • Redução de custos – de modo geral, com auxílio do BI na eficiência de tomadas de decisões, a empresa vai ter uma redução de custos. Sendo assim, a empresa passa operar com mais estabilidade, minimizando o risco de eventuais problemas que poderiam mexer com o capital da mesma, que poderá ser utilizado agora para investir em novas tendências no mercado.

  • Vantagem competitiva – todas as vantagens citadas acima corroboram para a vantagem competitiva e o destaque no mercado. Pois, o uso de ferramentas como BI permite que a empresa saia na frente das suas concorrentes por conta da eficiência e agilidade suas tomadas de decisões, resultando no ganho de clientes e consequentemente, no crescimento do negócio.


Desvantagens do Business Intelligence

Entretanto, o Business não está livre de enfrentar algumas dificuldades, por isso, a seguir separamos algumas desvantagens:


  • Resistências a mudanças - quando colocados em prática os conceitos de BI, é imprescindível fazer uma boa escolha em relação à estrutura que vai ser utilizada, uma vez que, caso a estrutura escolhida não seja adequada para os objetivos da sua empresa, pode resultar em certa resistência e dificuldade em relação à adaptação da equipe de trabalho junto à ferramenta. Para evitar esse tipo de contratempo, é importante buscar por uma estrutura que se adéque aos critérios da sua empresa, para que o novo processo passe ser mais eficiente que o utilizado anteriormente.

  • Não quais informações buscar – sabe-se que o BI pode manipular um grande volume de dados e compilar em informações estratégicas que facilitam o gerenciamento do negócio. Entretanto, para que tenha êxito na tomada de decisões com base nas informações obtidas, é preciso saber o tipo de informação que está se buscando.

  • Eventuais investimentos desnecessários – podem ocorrer alguns investimentos desnecessários se não houver um bom gerenciamento do BI, até mesmo perder grandes oportunidades de economia, resultando no comprometimento das metas estabelecidas pela empresa.

  • Custos de implementação – é necessário que seja investido recursos financeiros, porém não somente isso, é necessário investir tempo para se obter bons resultados. Mas para que uma boa estratégia de Business Intelligence seja definida, se faz necessário certo custo financeiro, pois é indispensável manter um bom banco de dados. Além disso, exige-se muito conhecimento, por isso uma equipe qualificada se faz necessário para operar os processos.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo