top of page

CIPA: Porque usar um sistema de votação online?

Atualizado: 16 de mai. de 2022


Entendendo o que é e como é formada a CIPA.


Conhecida como CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, baseada na legislação brasileira, tem como seu principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, visando sempre à compatibilidade permanente do trabalho com a proteção da vida, bem-estar e a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho.


Para proteção e cuidado com a segurança do trabalhador é necessário à formação de uma comissão constituída entre empregador e os funcionários da empresa, composta então, por representantes, esses que serão indicados para participar do processo eleitoral, a quantidade de funcionários que serão indicados para compor a comissão pode variar conforme a quantidade de funcionários que atuam no regime de CLT, e de acordo com o ramo de atuação da empresa, isso tudo seguindo a norma regulamentadora (NR5) pautada na legislação brasileira.


Os membros que irão compor a comissão interna de prevenção de acidentes serão eleitos através do voto secreto, era comum utilizar-se de votos manuais para eleger os representantes desta comissão, contudo, por tratar-se de uma votação obrigatória, onde todo o quadro de funcionários precisa registrar seu voto demandava-se muito tempo para realização.


Com a criação de novos sistemas tecnológicos, vem se modernizando a utilização de recursos no meio corporativo, quando se fala em processo eleitoral para eleger pessoas, chapas ou pautas, as empresas vêm optando pela utilização de sistema eletrônico de votação, pois, o mesmo visa à praticidade, segurança e agilidade na hora de escolher seus representantes, otimizando tempo.


Mas, porque utilizar um sistema eletrônico de votação?

Uma votação por meio físico (papel) tem uma demanda de tempo maior do que se é esperado, havendo também maiores brechas para violação na apuração dos votos. Num cenário atual onde "tempo" é o principal recurso, empresas prezam muito pela agilidade, praticidade e principalmente pela segurança quando estávamos falando em votações, optando então, por fazer uso de sistema eletrônico de votação.


Quais são as vantagens da utilização de um sistema eletrônico de votação?

Segurança A votação por meio eletrônico conta com um sistema simples, rápido e acima de tudo, seguro, com criptografia de ponta para proteger as informações e computar os votos de maneira segura e eficiente. O servidor de hospedagem conta com o mais alto padrão internacional de segurança, sendo inviolável e atendendo todos os requisitos e normas de segurança através de seus certificados ISO 270001, ISAE 3402, SOC2 padrão Tier III de redundância.

Alta disponibilidade e praticidade Os sistemas muito de suas vezes são 100% online, hospedados em servidores com alto nível de disponibilidade. Podendo ser acessado de qualquer localidade e dispositivo com conectividade a internet para realizar a votação.


Agilidade

Sistemas eletrônicos de votação também permitem que a apuração dos votos seja acompanhada em tempo real, e assim que a votação for finalizada, a apuração automaticamente já esta pronta, e o relatório oficial de apuração disponível para ser divulgado, semelhante ao processo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Centralização das informações e Transparência Os sistemas armazenam todas as informações pertinentes a todo o ciclo do processo eleitoral, em um banco de dados único, que ao final do processo podem ser extraídos para que possam ser protocolados no arquivamento do processo eleitoral.

Além de relatórios, planilhas e gráficos, muitos sistemas contam ainda com módulo de logs para eventual auditoria, com informações detalhadas de rastreio, acesso, ações, IP e etc.


Outra vantagem da utilização de um sistema eletrônico de votação é poder emitir lembretes para que todos os funcionários lembrem-se, de realizar a votação, tais lembretes comumente enviados através de e-mails ou SMS.


A Tafner possui um sistema de votação eletrônica 100% online e robusto, que poderá lhe atender em cima destas necessidades. Conheça mais aqui Sistema de Votação Online Tafner


212 visualizações0 comentário
bottom of page