• André Tafner

Como escolher um bom provedor de serviços de internet


É fato que a internet a cada dia vem sendo mais utilizada, sejam para fins de estudo ou redes sociais, contudo, neste período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, a internet se tornou uma aliada ainda mais forte para o meio corporativo, com isso, a demanda por um bom provedor de serviços de internet aumentou, seja para uso comercial ou criação de sites, hospedagem de e-mail corporativo e até mesmo lojas virtuais. Entretanto, ao longo deste artigo vamos levantar os principais pontos para escolhermos um bom provedor.

Para iniciarmos no assunto, antes veremos um pouco sobre o que é um provedor de serviços de internet.


Provedor de internet:

Um provedor de internet (ISP) é basicamente uma empresa que fornece o nosso acesso à internet, normalmente são empresas de telecomunicação que atuam na autenticação dos usuários pare ter esse acesso, sendo assim, fornecem um serviço que pode ser contratado para que possamos ter acesso a internet.

Em 1990 o acesso à internet era mais escasso, pois, o mesmo era realizado através de provedores que utilizavam a linha telefônica dos usuários, conhecida popularmente como internet discada (dial-up), o conceito de internet discada vem do seguinte pressuposto de que o modem realizava uma ligação para os provedores de internet, assim permitindo que o usuário pudesse navegar pela rede, contudo, esse serviço de acesso internet possuía muitas limitações, principalmente no trafego de dados.

Felizmente essas limitações de acesso à internet começaram a mudar a partir do ano 2000 com a chegada da banda larga, o acesso à rede de internet começou a se modernizar, passando a ser um serviço amplamente distribuído, tendo uma forte adesão como ferramenta de trabalho para o meio corporativo, além de vir a ser fornecida por diferentes empresas de telecomunicação, oferecendo uma gama de serviços além do acesso à internet.


O que são provedores de serviços de internet:

Os provedores de serviços de internet são empresas especializadas e certificadas que além de fornecerem acesso à internet, contam com serviços adicionais como armazenamento em nuvem, domínio de e-mails, o que é muito utilizado no meio corporativo e hospedagem de sites. Ou seja, podemos dizer que provedores de serviços de internet vão muito além do acesso à internet. Pois, algumas empresas também são especializadas em hospedar e fazer a manutenção dos domínios corporativos, tais como citados anteriormente.


A importância dos provedores de serviços de internet:

A escolha de um bom provedor pode impactar positivamente seu negócio, principalmente em termos de conectividade, uma boa banda larga permite que os dados trafeguem em maior velocidade, principalmente neste período onde reuniões estão sendo realizadas virtualmente a todo momento, é necessário ter um bom provedor.

Contudo, se pensarmos nos demais serviços que um provedor de internet nos oferece, um bom provedor pode impactar positivamente, principalmente quando falamos de sites e lojas virtuais, pois os mesmos precisam estar disponíveis 24 horas por dia na internet. E como já mencionamos anteriormente, os provedores de serviços de internet vão além da conexão, são neles que o domínio de sua empresa é hospedado, fazendo com que o mesmo fique disponível para acessos e em sites de busca, além de promover mais profissionalismo e formalidade para sua empresa. pois, são através deles que é possível a personalização do endereço eletrônico com a identidade e marca da empresa, já mencionamos em outro artigo a importância dos endereços de e-mail corporativos, além da autonomia no gerenciamento de contas. Neste mercado de provedores de serviços de internet há também o armazenamento em nuvem, muito utilizado principalmente no momento que estamos vivendo.

Existem diversos tipos de provedores, é fundamental saber as necessidades do seu negócio antes de contratá-los, e principalmente saber os serviços ofertados pelas empresas responsáveis por esse segmento, pois, pode ser necessário que no futuro haja a necessidade de contratador mais de um provedor para suprir as necessidades da sua empresa.


Como escolher um bom provedor:

Devido ao isolamento social, muitas empresas e comércios locais precisaram migrar seus negócios para internet, e para que o mesmo funcione de forma adequada, rendendo bons resultados, é preciso investir em um bom provedor de serviços de internet.

E como já sabemos, a internet é melhor meio de atrair novos clientes para sua empresa ou negócio, um bom provedor ajudará e muito nesta questão, contudo, antes de sair buscando por um provedor, é imprescindível que uma análise seja feita, para entender quais são as necessidades para o seu negócio, ai sim partir para busca do provedor de serviços de internet que melhor atenda as necessidades da sua empresa.


Planejamento: é indispensável que um planejamento detalhado seja elaborado para que os principais objetivos e necessidades que sua empresa possua sejam supridas, principalmente em termos de conexão, para escolher a melhor internet para seu negócio, leve em consideração as atividades realizadas e quantas pessoas irão navegar pela rede simultaneamente.

Quando pensamos em um provedor para a hospedagem é fundamental levar em consideração de qual tipo de hospedagem será realizada, site, blog ou loja virtual, pois, para cada tipo possuem necessidades específicas, principalmente quando se fala em armazenamento e limites de acesso simultâneos, tenha isso em mente na hora de contratar um provedor.


Pesquise sobre o provedor: após o levantamento das necessidades da sua empresa, faça uma busca detalhada, conheça as principais empresas que atuam no segmento de serviços de internet, conheça os serviços oferecidos e a infraestrutura, alinhe tudo e opte pelo provedor que melhor lhe atende.


Fornecedor de acesso à internet: se busca apenas por um provedor de internet, ou seja, contratar um serviço de acesso à internet alguns pontos devem ser levados em consideração, pois, existem diversas operadoras que atuam como provedora de internet. Contudo, é valido o estudo para ver que melhor lhe atende, levando em consideração sempre a taxa de transferência de dados e velocidade, se há a necessidade de um endereço de IP fixo e se o link será dedicado ou compartilhado.

Entretanto, vale ressaltar é possível contratar mais de um provedor de serviços de internet para atender as demandas específicas da sua empresa ou negócio, mas também é valido lembrar que atualmente as grandes empresas que atuam no mercado de telecomunicação oferecem o pacote completo de acesso à internet, armazenamento em nuvem e hospedagem em sites.


Ser precisa de ajuda no mapeamento de suas necessidades ou migração do seu negócio para nuvem, entre em contato com a Tafner que podemos lhe ajudar, clique aqui.

9 visualizações

(15) 3217-8933 / 3329-8933

©2020 por blog.tafner.net.br. Orgulhosamente criado com Wix.com