Comprar ou alugar equipamentos de TI?


Quando está se iniciando uma nova empresa ou até mesmo expandindo um negócio, é imprescindível investir em tecnologia. Não importa o porte da empresa, é necessário prever, avaliar e planejar quais serão os equipamentos de TI necessários para esse novo empreendimento, pensando de modo estratégico para garantir a melhor tecnologia e não comprometer todo orçamento da empresa.

Visto que, para garantir o funcionamento da empresa é necessário possuir computadores, roteadores para rede de internet, entre outros equipamentos que visam garantir uma boa infraestrutura para que a rotina de trabalho seja adequada.

No entanto, adquirir todos esses equipamentos demandam um recurso financeiro elevado, levando o comprometimento de todo ou boa parte do capital, principalmente para empresas que estão iniciando suas atividades no mercado. Pensando em solucionar essa questão do capital da empresa, atualmente há opções de aluguel de equipamentos de TI, que conciliam tecnologia com economia.

No artigo de hoje vamos abordar sobre as vantagens em alugar equipamentos de TI. Boa leitura!

Comprar ou alugar?

Com os diversos avanços tecnológicos, que vem ocorrendo, cada vez com mais frequência, fazem com que os equipamentos eletrônicos se tornem ultrapassados mais rapidamente. Com base nesse critério, uma empresa cuja perspectiva é comprar seus próprios equipamentos, torna-se complicado manter sua infraestrutura sempre atualizada, com equipamentos novos e modernos, leva-se em consideração o alto custos dos mesmos.

Contudo, hoje é possível contar com empresas locadoras de computadores e outros equipamentos de TI, essa demanda surgiu para atender o mercado de empresas que não dispunham de capital o suficiente para investir na compra de equipamentos essenciais para iniciar as atividades da empresa. As locadoras oferecem diversos serviços, de modo a atender empresas de todos os portes com qualidade.

Entretanto, antes de tomar qualquer decisão sobre comprar ou alugar equipamentos de TI, é fundamental realizar uma análise acerca do orçamento destinado para esse fim, considerando que, para comprá-los, uma grande porcentagem do capital ficaria comprometida para isso. No entanto, a melhor opção é realizar os cálculos e estimar o quanto se gastaria com cada alternativa, de modo a chegar na melhor solução para o seu negócio.

Como avaliar se comprar ou alugar é mais vantajoso para o meu negócio?

Como mencionamos anteriormente, para avaliar a melhor opção para o seu negócio, é preciso realizar os cálculos e comparar cada alternativa, qual melhor irá atender a necessidade da sua empresa.

No entanto, sabemos que as soluções em TI, evoluem muito rápido e, manter-se a par das inovações tecnológicas e aplicá-las em seu negócio pode ser um diferencial no mercado. Contudo, esses investimentos em novas atualizações tecnológicas podem demandar investimentos um tanto quanto fora da realidade.

Visto que, a vida útil de muitos equipamentos de TI, é, em média 3 anos. Além disso, a legislação brasileira determina o prazo de 5 anos de depreciação desse tipo de equipamento. Levando com que as empresas não realizem a troca antes desse prazo.

Considerando os fatores, onde atualizações tecnológicas surgem com mais frequência e o tempo médio dos equipamentos de TI, podem resultar em computadores desatualizados, mais lentos e comprometendo a produtividade dos colaboradores que dependem dos computadores para realizar suas atividades.

De modo a evitar esse tipo de problema e os altos gastos na aquisição permanente desses equipamentos elétricos e, ainda garantir soluções tecnológicas avançadas, a alternativa que combina solução e economia é a locação de equipamentos de TI, ou como também é conhecido, outsourcing de TI.

Como funciona a locação de equipamentos de TI?

A locação de equipamentos de TI, é voltada para empresas que precisam manter sua infraestrutura atualizada e, por outro lado, não dispõem de um capital para investir na compra. Ou também, para empresas que visam unir o melhor das soluções tecnológicas e economia, mesmo possuindo capital para investir na compra de computadores e outros equipamentos.

A locação desses equipamentos é realizada através de um contrato entre o locador e o locatário, onde ambos têm os seus direitos e deveres firmados no contrato. Desde quais equipamentos estão sendo locados, quantas unidades do mesmo, prazo de vigência que os equipamentos ficaram alugados e quais os serviços estão inclusos, como, por exemplo: atualizações de softwares, manutenções e suporte técnico.

Quais as vantagens na locação de equipamentos de TI?

Como sabemos, manter equipamentos sempre atualizados e modernos pode demandar um grande investimento, principalmente para quem está ingressando no mercado. Como alternativa a esse problema, há o aluguel desses equipamentos e o capital aplicado na compra dos equipamentos de TI, pode ser utilizado para outros investimentos da empresa.

Embora quando comprados, os equipamentos ficam em posse permanente da empresa, tornando o processo menos burocrático, considerando não haver um contrato de utilização com obrigatoriedades a serem cumpridas. Além disso, pode ser utilizado quaisquer configurações e realizar alterações que sejam necessárias para à execução das atividades na empresa.

No entanto, a prática da compra de equipamentos, como citado acima, como já sabemos. pode comprometer uma grande parcela do capital da empresa, pensando nisso, separamos as vantagens que a locação dos equipamentos de TI, pode oferecer as empresas que buscam por modernidade e economia.

Equipamentos modernos: uma das principais vantagens de alugar equipamentos de TI, está relacionado a modernidade. Visto que as maquinas disponíveis para serem alugadas são sempre atuais. Isso ocorre porque as empresas especializadas em locação de equipamentos de TI, costumam oferecer sempre o que há de novo no mercado da tecnologia.

Produtividade: a produtividade é um bônus da locação de equipamentos, pois, partindo do pressuposto que alugar maquinas modernas, atualizadas e com manutenção em dia, o risco de um eventual problema é baixo. Por tanto, isso impacta positivamente na produtividade da empresa.

Suporte técnico à disposição: quando você contrata a locação de equipamentos de TI, está geralmente incluso no contrato o suporte técnico e/ou serviço de manutenção. Sendo assim, sempre que houver um problema com o equipamento, haverá uma equipe de suporte destinada a trabalhar na resolução do problema da melhor forma.

Economia: talvez a economia seja o principal ponto positivo no aluguel de equipamentos de TI. Isso porque a maioria dos contratos de locação desses equipamentos incluem a troca de equipamentos que apresentam defeitos, como, por exemplo, se algum computador queimasse. Sendo assim, há uma economia muito grande se comparado a compra de novos equipamentos.

Capital disponível: investindo no aluguel de equipamentos de TI, a empresa não compromete todo seu capital, sendo assim, tem orçamento disponível para investir em outros segmentos importantes da empresa.

16 visualizações0 comentário