Comunicação unificada – uma tendência que pode impulsionar o seu negócio


A comunicação de uma empresa basicamente é realizada tanto através de telefone, aplicativos de mensagem, e-mails e/ou videoconferências. Esses são os principais meios de comunicação adotados pelas empresas para se comunicar, seja interna ou externamente. Diferentes canais de comunicação traz maior confiabilidade para ao tratar com seus colaborados, por isso há novos recursos sendo explorados por parte dos gestores para ampliar a comunicação do setor para obtenção de resultados satisfatórios, tal como eficiência, agilidade e produtividade.

Atualmente, empresas que buscam sempre estarem impulsionando os seus negócios costumam estarem a par das tendências e inovações tecnológicas, de modo a agregar valores para corporação e obter melhores resultados.

Para que melhores resultados sejam obtidos, é imprescindível que se tenha boa comunicação, visto que, a comunicação é o alicerce para toda e qualquer organização. Seria impossível gerir uma empresa sem acesso a informações através de computadores com internet, telefones ou até mesmo sem poder realizar reuniões com os colaboradores.

Por isso, muitas empresas vêm investindo na chamada Comunicação Unificada para obter vantagens em seus negócios. Visto que, o mercado está cada vez mais competitivo, a empresa que investe em tecnologias que melhoram a agilidade e eficiência de seus negócios, possuem melhores oportunidades de estar um passo à frente de seus concorrentes.

No texto de hoje, vamos abordar sobre essa inovação na comunicação empresarial que pode agregar valores positivos para o seu negócio, a comunicação unificada. Boa leitura!


Mas afinal, o que é a comunicação unificada?

A comunicação unificada é um conceito inovador que propõe avanços significativos para comunicação da empresa, cujo seu objetivo é a integralização dos meios comunicacional já em uso pela empresa através de uma única plataforma. Ou seja, a comunicação unificada nomeia uma plataforma com interface que reúne todos os canais de comunicação da empresa, sejam eles, chat, e-mail, telefone, videoconferências, entre outros.

Dentro desta plataforma há recursos que permite ser acessados de diferentes locais, desde dentro da própria empresa até mesmo remotamente, sincronizando todos os canais de comunicação que teria na empresa.

A premissa deste tipo de plataforma é propor através de sua interface com diferentes funcionalidades, uma comunicação continuada, mais assertiva não só aos clientes, como também, para comunicar-se internamente com o time de colaboradores.


Comunicação unificada na prática

Como supramencionado, a comunicação unificada traz a proposta de integrar todos os canais de comunicação da empresa em um único sistema multifuncional. De modo que você gestor ou colaborador possa ter acesso às informações da empresa de qualquer lugar, com o mercado cada vez mais competitivo, mobilidade e integração são fundamentais atualmente. Visto que, a partir da comunicação unificada a empresa segue funcionando com eficiência, mesmo que o time de colaboradores não esteja presente na instituição.

Agora, durante esse período pandêmico em que muitas empresas adotaram o regime home office para continuar as atividades que antes eram realizadas na empresa, a comunicação unificada se mostrou muito favorável, visto que, através dos recursos integrados em tempo real com os negócios da empresa, você pode ter acesso a todas as informações necessárias, através de qualquer dispositivo com acesso à internet. Além de ser possível realizar reuniões através de videoconferências. Esse sistema unificado traz modernidade para as atividades da empresa, fazendo com que o time de colaboradores trabalhe com mais agilidade, dinamismo e eficiência.


Quais serviços podem ser realizados através da comunicação unificada?

Como já mencionado anteriormente, a comunicação unificada é uma plataforma que integra todos os serviços de comunicação da empresa em um único lugar, visando à agilidade e eficiência para realizar a rotina de trabalho através de um sistema de comunicação dinâmico. Entretanto, precisamos saber quais serviços à comunicação unificada abrange, a seguir veremos uma lista dor serviços mais utilizados pela comunicação unificada:


  • Serviços de mensagens: estão incluídas nessa classe de serviço todas as formas de comunicação, sejam através de mensagens de texto, de voz, multimídia (fotos, vídeos e animações), e-mail e fax;

  • Serviço de comunicação em tempo real: incluem as comunicações instantâneas, processadas em tempo real, tal como, videoconferências, ligações e/ou mensagens instantâneas;

  • Serviços bancários: algumas plataformas unificadas permitem que sejam realizadas transações bancarias em sua interface, através de aplicativos e serviços bancários disponíveis online.

Quais as vantagens em ter a comunicação unificada?

Integrar os canais de comunicação podem trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, desde redução de custos até mesmo o aumento na produtividade. A seguir veremos as principais vantagens que a comunicação unificada proporciona:


  • Redução de custos: a comunicação unificada pode ter uma redução significativa dos gastos com telefonia e internet, isso ocorre porque a plataforma que unifica os serviços de comunicação, contam com serviços de chamadas gratuitas para dispositivos cadastrados, além de uma rede privada de internet. Através das videoconferências, as despesas com viagens para visitar clientes de outras cidades e/ou estados, também são reduzidas. No que lhe concerne, com um sistema unificado, é possível reduzir custos com instalações na empresa, visto que esse tipo de comunicação permite que as tarefas sejam realizadas em home office.

  • Atendimento ao cliente: através da comunicação unificada, o atendimento ao cliente se torna mais ágil e eficiente, pois, a troca de informações ocorre em maior velocidade, assim, garantindo aos clientes uma comunicação mais dinâmica e soluções ágeis.

  • Aumento na produtividade: a comunicação unificada também beneficia muito a comunicação interna da empresa. Através disso, com uma boa comunicação e mais agilidade, principalmente para tomada de decisões no dia a dia da empresa, pode resultar em mais produtividade.

  • Segurança: os sistemas para comunicação unificada são desenvolvidos para oferecer a empresa não só eficiência e agilidade durante a jornada de trabalho, mas também, segurança. Visto que, eles garantem que todas as informações trocadas serão armazenadas com segurança. Além disso, estão nas conformidades impostas pela LGPD perante o armazenamento de dados e informações trocadas com os clientes.

A comunicação unificada esta ganhando cada vez mais espaço e já faz parte da rotina de muitas empresas que apostam na agilidade e eficiência na rotina de trabalho.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo