top of page

Entenda como funciona o desenvolvimento de Software sob medida


Hoje em dia não temos dúvidas em relação à importância de um software, isso ocorre porque, na era da informação há sempre novas soluções tecnologias para otimizar as tarefas que realizamos em nosso dia-a-dia. Por isso, atualmente um dos setores que vem apresentando maior valorização no mercado é o de desenvolvimento de softwares.

Se você tem uma empresa e está buscando pela consolidação da mesma no mercado, optar por soluções personalizadas através de sistemas modernos, pode ser um grande passo. Pois, atualmente é indispensável uma empresa que visa crescer no mercado possuir ferramentas que garantem a eficácia no desenvolvimento das tarefas.

Entretanto, para que o resultado final do software desenvolvido seja satisfatório, há uma série de etapas que devem ser respeitada durante o desenvolvimento. Por isso o desenvolvimento de um software não é tão simples quanto possa parecer, com o avanço tecnológico à complexidade desses sistemas aumentaram.

No texto de hoje vamos abordar sobre como funciona o processo de desenvolvimento de um software sob medida, boa leitura.


O que é um software sob medida?

Os softwares sob medida são todos aqueles sistemas que são projetados desde o início para atender as necessidades específicas do cliente. Sempre com o intuito de trazer soluções personalizadas, eficiente e flexível para se destacar no mercado corporativo.


Desenvolvimento de Software

O desenvolvimento de um software é uma atividade complexa exercida pelos desenvolvedores de uma empresa específica no setor da tecnologia. Os desenvolvedores têm como função acompanhar todo o processo de desenvolvimento do novo software, desde a solicitação do projeto até implementação.

De modo geral, as atividades são criar sistemas de computação que atendam as necessidades de um cliente, ai que entra a complexidade do trabalho. Isso porque, o software é um produto virtual, e para sua criação é necessário recorrer a uma das linguagens utilizadas na computação para criação de um conjunto de códigos. A criação desses blocos de códigos vão determinar as funcionalidades do sistema.

Entretanto, quando o software é finalizado e chega até os usuários, a linguagem em códigos que foi utilizado para sua criação, é traduzia para tela do dispositivo, para que o usuário possa usar de suas funções.


Sistema computacional

Não podemos falar de softwares sem mencionar os sistemas computacionais, isso porque, o software, é apenas uma parcela do sistema computacional, a outra parcela fica a cargo do hardware, parte indispensável para que o software funcione de forma coesa.

Como mencionamos acima, quando um software é desenvolvido, nós usuários não conseguimos compreender a linguagem que os desenvolvedores usam, por isso, precisamos de um hardware que fará a leitura das instruções descritas em códigos e traduzirá aos usuários através dos dispositivos móveis.

Por isso, é importante pensarmos que ao falarmos de sistemas computacionais, estamos nos referindo aos hardwares que são capacitados para verificar as informações contidas nos softwares.


Principais linguagens utilizadas para o desenvolvimento de softwares

Como já supracitamos, para que os softwares sejam desenvolvidos, seus desenvolvedores recorrem a uma linguagem diferente, essa linguagem é feita por um conjunto de códigos. Contudo, há diferentes tipos de linguagem que podem ser utilizadas, vamos citar algumas delas a seguir.


Java – Sendo uma das linguagens mais populares, ela surgiu na década de 1990 como uma linguagem multiplataforma, rápida e segura. Sendo bastante utilizada para criação de aplicativos para Android.


JavaScript – Embora carregue Java no nome, essa linguagem é totalmente diferente da citada acima. Mesmo sendo uma linguagem computacional mais antiga, continua sendo amplamente utilizada em aplicações Web por criar interatividades, além de ser uma linguagem mais simples.


C++ - Sendo caracterizada como uma linguagem mais atual da linguagem C. É bastante utilizada para o desenvolvimento de softwares considerados mais pesados, como, por exemplos, sistemas integrados e games.


Python - Caracterizada pela baixa complexidade, a linguagem Python visa à produtividade e legibilidade do sistema que está sendo desenvolvido. É bastante utilizada por não possuir muitos caracteres especiais e de fácil leitura, suas aplicações são voltadas para o desenvolvimento web.


PHP – Esse tipo de linguagem é quase que exclusivo das aplicações web para que ocorra a integração das informações entre o site e o banco de dados.


Mas como funciona o processo de desenvolvimento de um software?

Desenvolver um software é uma tarefa bem complexa, demanda bastante técnica e conhecimento por parte dos profissionais envolvidos no trabalho, além de uma série de etapas para que o resultado final seja satisfatório para o cliente. Por isso, é importante alinhar a metodologia com a equipe de trabalho de modo a determinar a função que cada pessoa envolvida no projeto vai exercer, sendo assim, torna-se imprescindível um planejamento prévio.

Comumente são utilizadas metodologias ágeis para o desenvolvimento dos softwares, mas independente disso, há figuras chaves durante esse processo, sendo eles: o gerente de projeto que ficará responsável por coordenar de perto o andamento do projeto, visando sempre o cumprimento dos prazos e eficiência do software desenvolvido; outra figura importante, da qual já citamos ao longo desse texto são os desenvolvedores, eles serão responsáveis pela construção do software.


Etapas de criação de software

Para que o software sob medida seja satisfatório para sua empresa e atenda as necessidades solicitadas é preciso que ele passe por diferentes etapas de desenvolvimento, sendo elas:


  • Planejamento e levantamento de requisitos: a etapa em que toda equipe deve se reunir para colher as necessidades que o software a ser criado deve atender. Nesta etapa é indispensável à boa comunicação entre cliente e time de desenvolvedores, para que os requisitos sejam levantados de forma clara e objetiva, para que no final, o software atenda as especificidades solicitadas pelo cliente.


  • Análise de viabilidade: nesta etapa é feito toda a análise da viabilidade do projeto, onde a equipe de desenvolvedores define o fluxo de trabalho, tempo de desenvolvimento e funcionamento do software.


  • Designe de Software: é nesta etapa que é determinado o designer do software e o mesmo deve ser o mais transparente possível.


  • Produção: durante essa etapa o time de desenvolvedores cria o conjunto de códigos específico para desenvolver e entregar o produto solicitado pelo cliente.


  • Testes: todo software desenvolvido tem a necessidade de passar por um período de teste antes de ser definitivamente implementado. O software fica disponível para que suas funções sejam testadas através de emuladores ou até mesmo dos próprios usuários, com o intuito de encontrar eventuais erros para solucioná-los antes da finalização do projeto.


  • Implementação: após passar por uma etapa de testes e correções de eventuais problemas no código do software avançamos para a fase de implementação e o software está pronto para entrar em execução conforme o planejado no início do projeto.

É valido apontarmos que mesmo com um software sob medida, pronto, funcionando de maneira eficiente é possível que haja acréscimos de funcionalidades e melhorias solicitadas pelo cliente.


A Tafner é uma fábrica de softwares feita por quem mais entende do assunto. Os softwares que são desenvolvidos pela Tafner proporcionam otimização, flexibilidade e economia para sua empresa, além de garantir o todo o ciclo de vida do sistema desenvolvido.

Não perca tempo, entre em contato agora com nossa equipe clique aqui!, estamos prontos para ajudar sua empresa.

11 visualizações0 comentário
bottom of page