top of page

Microsoft anuncia o fim do suporte para o Windows 10

Atualizado: 1 de fev.


Lançado em 29 julho de 2015, perto de completar 10 anos, o sistema operacional mais bem aceito da Microsoft está com seus dias de suporte na mira. Isso ocorre, após o recente lançamento do Windows 11 e os rumores sobre um possível Windows 12 no forno, a empresa desenvolvedora dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo anuncia que, o Windows 10, o mais popular dentre os usuários, terá seu suporte encerrado em 2025, quando completará 10 anos no mercado.

No artigo de hoje, conferiremos o que acontece com o fim do suporte para o queridinho Windows 10. Boa leitura!

Windows 10

O Windows 10 nasceu para ser o suceder o tão criticado Windows 8 e 8.1, dois sistemas operacionais da Microsoft que não possuíram muita adesão, sendo um dos principais motivos para o sucessor, o Windows 10, cair na graça dos usuários.

Odesign revisado do Windows 10 visou acabar com as fortes críticas que surgiram com o Windows 8 e 8.1 e sua interface desenvolvida para telas sensíveis ao toque.

Com uma abordagem mais tradicional, o Windows 10 funciona bem em telassensíveis ao toque e desktops. Ele traz de volta o menu iniciar, e um de seus principais diferenciais é o foco multimídia, que pode ser visto na integração com Xbox, laptops e tablets.

Outra grande novidade que ele apresentou foi a assistente virtual Cortana. Além de outras novidades que esse sistema operacional trouxe.

Não é à toa que mesmo após o lançamento do seu sucessor, o Windows 11, que ocorreu há pouco mais de um ano – 5 de outubro de 2021. O Windows 10 continua sendo o sistema mais popular da Microsoft. Conforme o site Net Marketshare, é o sistema operacional mais usado no mundo hoje, utilizado por cerca de 71,89% dos usuários.

Fim do suporte

Segundo o anúncio feito pela própria empresa, o fim do suporto de Windows 10 deve ocorrer em 14 de outubro de 2025, pouco após seu aniversário de 10 anos.

A data está listada em um documento da empresa que notifica o fim do suporte para todo o sistema operacional - anteriormente, dizia-se que parava apenas algumas versões.

Depois que o suporte for descontinuado ou encerrado, não haverá novas atualizações de segurança, atualizações não relacionadas à segurança, opções de suporte assistido pago ou gratuito, ou atualizações de conteúdo técnico online.

No entanto, o fim do suporte não significa que o sistema deixará de funcionar no computador. Na verdade, o Windows 10 não receberá mais atualizações porque a fase de transição para a próxima versão do Windows deve ter terminado, pelo menos para a Microsoft.

Você poderá continuar utilizando seu computador com o sistema operacional, contudo, não é recomendado, pois sem atualizações de segurança, seu computador pode estar vulnerável. Sendo assim, é recomendado atualizar o sistema operacional para versão mais recente, que receba suporte técnico e atualizações de segurança.


Sobre a Tafner.

A TAFNER é uma parceira digital especializada em outsourcing de TI, oferecendo suporte personalizado desde redes até sistemas. Destaca-se como uma fábrica de softwares, desenvolvendo soluções personalizadas para impulsionar negócios com inovação, qualidade e agilidade. Além disso, possui um Sistema de Votação Online para órgãos públicos, eleições online, assembleias digitais, promovendo facilidade, transparência e segurança. A TAFNER busca proporcionar experiências que impulsionam o sucesso, convidando a construir juntos o futuro digital.

43 visualizações0 comentário
bottom of page