top of page

Microsoft anuncia o fim do suporte para Windows 8.1

Atualizado: 1 de fev.


Com seus dias contados, usuários de Windows 8.1 começam a receber lembretes sobre o encerramento do suporte para o sistema operacional que está chegando ao fim do seu ciclo, tendo como previsão, o encerramento do suporte do Windows 8.1 marcado para 10 de janeiro de 2023.

Mas afinal, o que muda com o encerramento do suporte deste sistema operacional? Não vou poder utilizá-lo mais? Confira as respostas para essa pergunta no nosso artigo de hoje. Boa leitura!

Quem é o Windows 8.1?

O Windows 8.1 (codinome Windows Blue) é uma versão do Microsoft Windows, uma família de sistemas operacionais que a Microsoft desenvolvido para computadores, tablets e laptops. É o sucessor do Windows 8. Foi lançado em 14 de maio de 2013, e a versão final foi lançada e disponibilizada aos consumidores e ao público em 17 de outubro de 2013.

O Windows 8.1 foi desenvolvido para atender reclamações de usuários do sistema operacional anterior, o Windows 8. As melhorias visíveis incluem uma tela inicial aprimorada e novas opções de personalização de cabeçalho ao vivo, adicionando novos aplicativos à interface Metro, integração OneDrive, Internet Explorer 11 (IE11), integração aprimorada do mecanismo de pesquisa com o Microsoft Bing e um painel de controle Metro UI mais completo.

Comparado ao Windows 8, o Windows 8.1 recebeu críticas mais positivas, com críticos elogiando os novos recursos de personalização, sua integração OneDrive, ajustes de interface do usuário e adição de tutoriais para melhorar a experiência em comparação com outros sistemas.

Apesar dessas melhorias, o Windows 8.1 foi criticado por não resolver todos os problemas do Windows 8, como a integração deficiente entre aplicativos estilo Metro e a interface da área de trabalho e as implicações de privacidade do uso de serviços online. Em dezembro de 2021, 3,11% dos PCs no mercado estavam executando o Windows 8.1.

O que significa o fim do suporte do Windows 8.1?

Ao chegar dia 10 de janeiro de 2023, você poderá continuar utilizando seu dispositivo com o sistema operacional Windows 8.1 normalmente, não significa que ele deixará de funcionar ou existir.

O que acontecerá é que, a Microsoft não disponibilizará mais os suportes técnicos para resolução de quaisquer problemas; não fornecerá mais atualizações para o software operacional e atualizações ou correções de segurança.

Embora você possa continuar a usar seu computador com Windows 8.1, sem atualizações contínuas de software e segurança, seu computador corre maior risco de vírus e malware. Ficando mais suscetível a ataques cibernéticos, por exemplo. Recomenda-se atualizar para uma versão ainda com suporte do Windows. Novos dispositivos que executam o Windows 11 permitem uma transição fácil e uma ótima experiência.

Como manter meu sistema operacional atualizado?

Para manter a confiabilidade, recomendamos que você aproveite os recursos de hardware mais recentes migrando para um novo computador com Windows 11. Os computadores mudaram muito desde que o Windows 8.1 foi lançado. Os computadores de hoje são mais rápidos, mais poderosos e mais elegantes — eles já têm o Windows 11 instalado.

A maioria dos dispositivos Windows 8.1 não atenderá aos requisitos de hardware para atualizar para o Windows 11. Como alternativa, computadores compatíveis com Windows 8.1 podem ser atualizados para o Windows 10 comprando e instalando o software completo.

Contudo, recomendamos que antes de investir em uma atualização do Windows 10, considere que o Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025. O que pode tornar viável investir em uma máquina mais despojada com o sistema operacional mais atual, o Windows 11.


Sobre a Tafner.

A TAFNER é uma parceira digital especializada em outsourcing de TI, oferecendo suporte personalizado desde redes até sistemas. Destaca-se como uma fábrica de softwares, desenvolvendo soluções personalizadas para impulsionar negócios com inovação, qualidade e agilidade. Além disso, possui um Sistema de Votação Online para órgãos públicos, eleições online, assembleias digitais, promovendo facilidade, transparência e segurança. A TAFNER busca proporcionar experiências que impulsionam o sucesso, convidando a construir juntos o futuro digital.

26 visualizações0 comentário
bottom of page