Microsoft anuncia que irá encerrar o suporte do OneDrive em computadores com Windows 7, 8 e 8.1.


Recentemente a gigante Microsoft anunciou seu novo sistema operacional, o Windows 11. Com isso, alguns serviços oferecidos pela empresa passarão a sofrer mudanças, como é o caso do sistema de armazenamento em nuvens OneDrive, milhares de usuários do Windows deixaram de receber suporte e atualizações desse serviço de armazenamento.

Segundo a Microsoft, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, a plataforma OneDrive terá seu suporte e atualizações descontinuadas nos computadores que possuem o sistema operacional Windows 7, 8 e 8.1.

Mas isso não quer dizer que os usuários dessas versões do Windows não poderão mais utilizar a plataforma de armazenamento de dados nas nuvens, e sim que a empresa deixará de oferecer suporte e atualizações oficiais para esses usuários. Assim, como o suporte para o Windows 7 também já foi descontinuado pela empresa, mas ainda há milhares de usuários utilizando o Windows 7.

Mas afinal, porque a Microsoft resolveu descontinuar o suporte e atualizações para esses usuários específicos? Em nota, a empresa declarou que a descontinuidade das atualizações para esses usuários seria para concentrar recursos em novas tecnologias e sistemas operacionais, sendo assim, a gigante Microsoft tem como proposta fornecer aos usuários a experiência mais atualiza e segura, a partir de 1º de janeiro de 2022, entretanto, como mencionamos desde o início, essas atualizações não serão mais fornecidas para o aplicativo OneDrive em computadores com Windows 7, 8 e 8.1.

Ainda em nota, a Microsoft anunciou que os usuários corporativos que utilizam o sistema operacional Windows 7 e 8.1 terá o suporte do aplicativo OneDrive ativo e ainda continuarão recebendo atualizações até o dia 10 de janeiro de 2023.

Mas afinal, o que é o OneDrive?

Acima falamos sobre a descontinuidade do serviço OneDrive que foi notificada pela empresa Microsoft, mas agora nos cabe pontuarmos o que é esse serviço e para o que ele é utilizado.

O OneDrive é um serviço de armazenamento em nuvem criado pela Microsoft, que antes recebia o nome de SkyDrive. O OneDrive não está integrado a alguns sistemas operacionais da Microsoft, sendo assim, é necessário realizar o download separadamente. Além disso, é possível obter e utilizar o serviço de armazenamento em nuvem através do site ou de dispositivos com Android.

O OneDrive é utilizado para que usuários possam armazenar documentos, fotos e diversos outros arquivos, quando o aplicativo está instalado no computador ou em outro dispositivo, é possível sincronizar os arquivos com a conta OneDrive, garantindo o armazenamento em nuvens.

Como a empresa anunciou a descontinuidade do serviço OneDrive, uma das coisas que mudará aos usuários que utilizam Windows 7, 8 e 8.1 é que a sincronização de dados não será mais realizada de modo automático, porém, usuários que desejam manter o sistema operacional antigo, podem optar pela alternativa de realizar o upload de arquivos de modo manual diretamente no site do OneDrive.

Estratégia para incentivar os usuários a atualizarem o sistema operacional?

Como a empresa Microsoft vem investindo em novas tecnologias, alguns de seus serviços oferecidos aos usuários de Windows estão sofrendo com a descontinuidade de atualizações e suporte. Especula-se que seja uma estratégia para que os usuários migrassem para a versão mais recente do sistema operacional da empresa, nesse caso, o Windows 11.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo