Microsoft Power BI


Para quem lida diariamente com grandes volumes de arquivos para controle e tomada de decisões estratégicas, já deve ter passo por inúmeras situações, aonde deparava-se com pastas cheias de diversos arquivos, do qual consumiria certo tempo para localizar as informações úteis a serem analisadas.

No caso, para as corporações de grande, médio e porte, tempo é dinheiro. Por isso, há uma ferramenta capaz de auxiliar nesse processo de organização de arquivos, facilitando o acesso às informações de maneira rápida e precisa.

A ferramenta descrita acima, foi desenvolvida pela Microsoft e está voltada para área de Business Intelligence, ou seja, para empresas que lidam com enormes quantidades de arquivos, precisando triá-los de maneira eficiente, o Power BI pode ser uma ótima estratégia para atribuir bons resultados, incluindo, os financeiros.

Sendo assim, no artigo de hoje, conheceremos os atributos dessa ferramenta cuja premissa é otimizar o acesso, triagem e uso de dados corporativos. Boa leitura!

Mas afinal, o que é Power BI?

Power BI é uma ferramenta desenvolvida para visualização e avaliação de dados, desenvolvida pela Microsoft em 24 de julho de 2015, com estratégias tecnológicas voltadas para de Business Intelligence.

Segundo a companhia desenvolvedora da ferramenta, podemos inferir que ela se refere a uma plataforma unificada e escalonável para Business Intelligence corporativo e por self-service, com interface intuitiva e fácil de usar, ofertando aos usuários insights mais aprofundados em relação aos dados avaliados.

A premissa do Power BI, é que essa ferramenta tem como propósito atender, de maneira eficaz à grande demanda de dados, ou seja, proferir uma gestão eficiente dos dados. Dados esses, podem ser traduzidos como, sequencias de signos quantificáveis, que necessitam passar pelo processo de categorização, de modo a serem analisados, resultando assim, em informações úteis para a tomada de decisões.

No geral, podemos dizer que o objetivo dessa ferramenta é reunir dados de diferentes fontes, como, por exemplo, planilhas do Microsoft Excel, arquivos em nuvens de armazenamento, bancos de dados, etc., em compilados de informações úteis.

Como o Power BI funciona?

Sabemos que o Power BI pode proporcionar uma organização melhorada dos dados. Assim, ele permite que ocorram visualizações mais interativas e simplificadas, como mencionamos anteriormente, ele possui um uso intuitivo. Além disso, essa ferramenta oferece aos gestores de empresas, recursos de inteligência para os negócios.

Entretanto, essa ferramenta agrega um diferencial, onde a mesma pode ser aplicada e utilizada de três maneiras diferentes, sendo elas:


  • Power BI Desktop: neste formato de aplicação, a ferramenta está associada a um aplicativo instalado e localizado na área de trabalho do usuário, sendo assim, ela pode ser utilizada diretamente.

  • Software como serviço: neste formato, a ferramenta se encontra na forma de SaaS online (Software como serviço), acessível para o usuário através da nuvem de armazenamento, um aspecto positivo desse formado, é a velocidade de atualização das informações inseridas.

  • ·Aplicativo mobile: esse formato é voltado para dispositivos móveis com sistemas operacionais compatíveis, como, por exemplo, Apple IOS e Google Android. De modo a atender o constante crescimento no uso de smartphones e tablets no meio corporativo, a empresa desenvolvedora da ferramenta, desenvolveu uma versão mobile do Microsoft Power BI.

Recursos disponíveis no Power BI

A ferramenta de Power BI possui diversos recursos para otimizar a análise e gestão de dados, a seguir, observaremos os recursos mais importantes já disponível na ferramenta.

  • Inteligência Artificial – um dos principais recursos do Power BI, onde os usuários podem acessar através da ferramenta, o reconhecimento de imagem e análise de textos, além de desenvolver modelos de machine learning através do uso de recursos automatizados e integrá-los a outra ferramenta, como, por exemplo, Azure Machine Learning.

  • Implantação híbrida – assim como a inteligência artificial, o suporte de implantação hibrida é um recurso importantíssimo para o Power BI, através dela, ocorre o fornecimento de conectores integrados, ou sejam torna-se possível conectar-se com diferentes fontes de dados, como, por exemplo, Microsoft Excel, entre outros fornecedores de dados.

  • Visualizações rápidas – esse recurso profere aos usuários criar subconjuntos de dados, aonde, de modo automático, as informações contidas nesses subconjuntos são analisadas, resultando em informações úteis, ou seja, com esse recurso, permite que os usuários de Power BI tenham insights rápidos na tomada de decisões.

  • Personalização – um atributo positivo dos recursos de Power BI, pois permite que os usuários personalizem a aparência padrão da ferramenta de visualização e confecção de relatório, além de permitir que sejam importadas novas ferramentas para a plataforma.

  • Integração com assistente digital – recurso presente na versão mobile do Power BI, permite que os usuários consultem os dados verbalmente através e tenham acesso ao resultado através de um assistente digital, como, por exemplo, a Cortana, assistente digital da Microsoft.

Entre outros diversos recursos. Vale ressaltar que a Microsoft vem sempre adicionando novos recursos a ferramenta.

Principais componentes do Power BI

Embora possa parecer análogo aos recursos, os componentes do Power BI, na verdade, é uma coleção de aplicações dentro do Power BI, desta maneira, permite que os usuários produzam e compartilhem os relatórios obtidos através dos dados provenientes de diferentes fontes, com maior eficaz.

A seguir, podemos conferir os principais componentes do Power BI e suas funções:

  • Power Query – essa ferramenta é responsável por realizar transformações e criar mashup de dados.

  • Power Pivot – essa ferramenta responsável por realizar a modelagem dos dados tabulares de memória.

  • ·Power View – como nome é intuitivo, essa ferramenta é responsável pela visualização dos dados.

  • Mapa de Potência - permite que os dados sejam visualizados tridimensionalmente (3D).

  • Power Q&A – essa ferramenta refere-se ao mecanismo de perguntas e respostas em linguagem natural.

Vale ressaltarmos, que há diversas fontes de dados que podem se conectar ao Power BI e resultar na criação de relatórios conforme a demanda do seu negócio.

Vantagens do Power BI

Engana-se quem acredita que o Power BI é uma ferramenta exclusiva para atender as demandas de uma empresa, ela também pode ser aplicada em menor escala, para fins pessoais e de pequenas equipes. Mas os objetivos mantêm-se o mesmo, viabilizar a gestão de dados de modo estratégico e otimizado.

Utilizar essa ferramenta em seu negócio pode acarretar diversas vantagens, tais como:

  • Praticidade – por ser uma ferramenta simples e intuitiva, ela acarreta uma simplicidade no seu uso, permitindo que qualquer usuário a utilize.

  • Eficiência na gestão de dados – além de ser um dos principais objetivos, a eficiência na gestão de dados se mostra uma vantagem significativa para a empresa, pois proporciona uma organização completa, integrada e atualizada, permitindo o acesso dos interessados a tais informações de forma rápida e eficiente.

  • Autonomia – usuários de Power BI possui mais autonomia e agilidade na hora de criar relatórios e compartilhar relatórios.

  • Versátil – por estar disponível em três formados, o Power BI torna-se uma ferramenta com ampla versatilidade.

  • Abrangente – o Power BI pode ser conectado a diferentes fontes de dados, desde bancos de dados mais robustos até planilhas do Microsoft Excel.

O Microsoft Power BI está disponível na versão gratuita, mas também se encontra na versão Power BI PRO, onde há um custo a ser pago mensalmente para usar os recursos da ferramenta.

12 visualizações0 comentário