top of page

Microsoft Teams: O aplicativo de comunicação que chegou para ficar

Atualizado: 1 de fev.


Durante a pandemia de Covid-19, o trabalho remoto foi a intensificado, como estratégia para conter a disseminação do vírus, e também, evitar que a produtividade caísse.

Contudo, houve grandes obstáculos para realizar reuniões com toda equipe durante esse período, uma medida adotada foi a inserção da plataforma Microsoft Teams como estratégia para driblar os percalços advindos da pandemia, como, por exemplo, o fato de não poder reunir os colaboradores no mesmo ambiente.

Essa plataforma tornou-se uma ferramenta muito exploradas, desde o setor corporativo até o setor educacional. E hoje, após as flexibilizações e a volta ao ambiente presencial de trabalho, o Microsoft Teams se faz muito presente na rotina de trabalho, como forma de aproximar e estreitar a comunicação.

No texto de hoje, exploraremos mais acerca dessa ferramenta de comunicação que chegou para ficar. Boa leitura!

Mas afinal, o que é Microsoft Teams?

Segundo a Microsoft, empresa que desenvolveu a ferramenta, define o Microsoft Teams como um ambiente virtual de trabalho baseado em chat que integra todas as pessoas, sendo uma ferramenta capaz de melhorar o engajamento de equipes corporativas e ser mais eficiente.

Antes conhecido como Skype Teams, o software passou por várias atualizações visando facilitar a comunicação e ajudar as equipes a colaborar. Assim, na prática, estamos falando de uma plataforma de chat em grupo que concede o gerenciamento de múltiplas conversas em um único ambiente de controle remoto.

Nele você pode conversar em tempo real, compartilhar ficheiros, agendar reuniões em grupos, videoconferências e muito mais. Foi através dessas funções que o software se popularizou durante o período de pandemia, visto que poderia ser realizado quase todas as tarefas remotamente por um único aplicativo.

Como funciona o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams está disponível para usuários do Office 365, com alguns recursos gratuitos para não assinantes. Existem versões mobile e desktop da plataforma, o que torna tudo mais integrado já que os usuários não ficam limitados aos computadores.

Como mencionado anteriormente, o software atua como um grande ambiente de trabalho virtual com todas as funcionalidades mais comumente encontradas em grandes empresas: conferência de voz e vídeo, chats privados, otimização de agenda e compartilhamento de arquivos. É como trazer um grande escritório para casa.

Outro recurso útil é a integração com outros aplicativos da Microsoft, como OneDrive e SharePoint. Isso permite que os usuários compartilhem arquivos com segurança e colaborem em documentos do Word, Excel ou PowerPoint dentro do aplicativo.

Em detalhe, no menu do Microsoft Teams é possível encontrar as diversas funcionalidades que auxiliam no dia a dia de pequenas e grandes equipes, como, por exemplo:

  • Atividades: interações direcionadas ao usuário, como menções, respostas e outras notificações.

  • Bate-papos: uma lista de bate-papos e contatos recentes individuais ou em grupo.

  • Equipes: todas as equipes às quais o usuário pertence.

  • Calendário: as reuniões são sincronizadas e mescladas com o calendário do Outlook.

  • Chamadas: permite conversar com outros usuários usando voz e/ou vídeo e exibir o histórico de chamadas.

  • Documentação: Coleta a documentação de todas as equipes das quais o usuário participa. É também o canal para o armazenamento pessoal do OneDrive for Business.

Quais as vantagens em utilizar o Microsoft Teams como ferramenta de trabalho?

Há muitas vantagens em usar o Microsoft Teams como um ambiente de trabalho virtual. Segundo a própria empresa desenvolvedora da ferramenta, as principais vantagens são:

  • Trabalha com diferentes equipes? Para o Teams isso não é problema: O Microsoft Teams é o centro do trabalho em equipe, o que significa que organiza todos os seus grupos colaborativos em um só lugar. Dessa forma, você não precisa trocar de programa ou usar outro software para trabalhar com equipes diferentes enquanto trabalha em um projeto. Com o Teams, você pode alternar de um time para outro com apenas um clique.

  • Precisa de um ambiente seguro para trabalhar? Deixa que o Microsoft Teams garante isso: O Teams é criado na nuvem do Office 365. Isso significa que arquivos, conversas e documentos compartilhados durante uma conversa têm a segurança corporativa que todo usuário precisa para colaborar sem se preocupar com a vulnerabilidade das informações a qualquer tipo de ataque.

  • Todas as aplicações do Office 365? Isso mesmo, o Teams também conta com essa funcionalidade: O Teams faz parte do Office 365, para que as equipes possam colaborar com mais eficiência e todos os seus membros possam usar as ferramentas familiares do Office 365. Aplicativos como OneNote, SharePoint e PowerBI fornecem recursos para criar e editar documentos dentro do próprio aplicativo, navegar pelos arquivos dos colegas e trazer novas pessoas para projetos adicionando e-mail.

  • Espaço personalizado? O Microsoft Teams tem também: Além de poder gerenciar todos os seus projetos e colaborações em um só lugar, o Teams permite que você personalize seu espaço de trabalho com base no tipo de projeto em que está trabalhando. Por meio dele, diversas ferramentas podem ser integradas dependendo do tipo de colaboração necessária, desde a hospedagem de sites até a inclusão de bots que se adaptam ao comportamento colaborativo dos pares.

Agora que você conhece um pouco mais desse aplicativo que atua como uma ferramenta positiva no dia a dia de trabalho, que tal adotá-la também? Há diferentes planos para quem deseja adquirir o Microsoft Teams, desde versões gratuitas a versões pagas, conforme a demanda da sua empresa.


Sobre a Tafner.

A TAFNER é uma parceira digital especializada em outsourcing de TI, oferecendo suporte personalizado desde redes até sistemas. Destaca-se como uma fábrica de softwares, desenvolvendo soluções personalizadas para impulsionar negócios com inovação, qualidade e agilidade. Além disso, possui um Sistema de Votação Online para órgãos públicos, eleições online, assembleias digitais, promovendo facilidade, transparência e segurança. A TAFNER busca proporcionar experiências que impulsionam o sucesso, convidando a construir juntos o futuro digital.

27 visualizações1 comentário
bottom of page