top of page

Outsourcing – Por que a terceirização do TI é um ótimo negócio para as empresas?

Atualizado: 18 de mar. de 2020



O que é Outsourcing


Outsourcing é junção de duas palavras de origem estrangeira que em tradução livre pode ser chamado de “fora da fonte” (out: fora; source: fonte), sendo uma prática semelhante ao que conhecemos hoje como terceirização de um setor dentro de uma empresa, ou seja, trata-se de um recurso de gestão, no qual uma empresa busca contratar serviços especializados de outra, tais serviços que antes eram realizados pelos próprios funcionários da empresa contratante.

A equipe contratada fica responsável por comandar o setor, chefiando as atividades realizadas pelo mesmo. As equipes de outsourcing contam com profissionais experientes e qualificados na área em que irão atuar. Tais profissionais passam a trabalhar dentro da empresa em que foram solicitados os serviços, para que melhor possam desenvolver as atividades propostas.

Quando uma empresa opta pelo outsourcing ela está contando com o auxílio uma fonte externa, por tanto, podemos dizer que outsourcing é uma forma de assessoria para fins de obter bom funcionamento e desempenho dentro da empresa.


Importância do Outsourcing de TI:

O outsourcing pode ser aplicado em diversos setores dentro de uma empresa, permitindo que a mesma se qualifique sem aumentar sua complexidade na criação de um novo setor, passando a ter uma estrutura reduzida, mas, contando com processos ágeis, no contexto atual é muito importante pra buscar o crescimento da empresa.

Quando pensamos no setor de TI, sendo um dos mais importantes dentro de uma empresa, é comum esperarmos por um ambiente complexo, bem equipado, com profissionais qualificados, prontos para suprir as demandas propostas pela empresa. Entretanto, para pequenas e medias empresas, criar um setor interno de TI torna-se um grande desafio, pois a demanda de custos é elevada, e o tempo na busca pelos profissionais adequados também.


Optar pela “terceirização” deste setor vem para auxiliar o desenvolvimento da empresa, pois, o mesmo passa a ser responsável pela gestão e controle dos sistemas relacionados à tecnologia da informação dentro daquela empresa ou instituição. Este tipo de serviço apresenta um melhor custo-benefício se comparada com uma equipe de TI interna, porém, o custo-benefício é uma das inúmeras vantagens que a contratação desse tipo de serviço pode trazer para empresa.


Vantagens do Outsourcing de TI:


Redução de custos: com a terceirização do setor de TI as empresas passam a reduzir e/ou eliminar custos com equipamentos, gerenciamento, capacitação de profissionais, passando então, ser de responsabilidade da empresa prestadora.


Demanda de serviços: a equipe contratada passa atender a empresa de acordo com suas demandas, contando com soluções avançadas, infraestrutura, banco de dados, entre outros serviços.


Foco na empresa: onde a empresa contratante busca por uma equipe com soluções variadas em TI, a fim da otimização das tarefas dentro da empresa, para facilitar o trabalho e o aumento de produtividade.


Equipe com alta disponibilidade e suporte técnico: a empresa contratante contará sempre com um profissional qualificado pronto para lhes atender, fica sob responsabilidade da empresa prestadora dos serviços o gerenciamento dos sistemas e o suporte técnico necessário.


Garantia de qualidade: equipe com profissionais qualificados, eficientes e dedicados para melhor qualidade dos serviços prestados.


Maior desempenho do TI: os processos designados a este setor passam a ser mais aprimorados, dinâmicos, resultando em uma maior fluidez.

Com a modernidade no mercado atual exige-se que empresas busquem por soluções tecnológicas mais eficientes. Não há dúvidas que optar pela terceirização do TI, traz diversos benefícios para empresa contratante, principalmente para pequenas e medias empresas, que contam com orçamentos mais reduzidos para investir em uma equipe interna, escolher contratar uma equipe de outsourcing de TI, passar a fazer uso de serviços e soluções tecnológicas modernas.

Para escolher o fornecedor que melhor lhes atendera, são cruciais que seja realizado um planejamento definir e alinhar quais são as necessidades da empresa, quais soluções de TI a empresa precisa para transformar esse investimento em resultado.


Com experiência comprovada em tecnologia e a capacidade técnica em plataformas diversas a Tafner conta com um outsourcing diferenciado, em forma de pensamento estratégico para todas as questões relacionadas ao TI. Passando de uma parceria de manutenção, mas sim, de uma assessoria completa alinhada aos objetivos buscados por sua empresa. Garantindo-lhes segurança e transparência nos processos, tornando sua empresa mais ágil, pois conta com uma equipe de profissionais ágeis, qualificada, totalmente focada no desempenho do serviço. Tornando-se a única no segmento capaz de compreender a melhor prática para prestação do serviço de outsourcing.


39 visualizações0 comentário
bottom of page