top of page

QR Code - Facilidades e cuidados


Hoje em dia é muito comum comprarmos um produto e encontrarmos em algum canto dele uma imagem quadrada cheio de pequenos caracteres com indicações para aportarmos a câmera e obtermos mais informações sobre o produto. Esses pequenos quadradinhos são os famosos QR Code que estão presentes em todos os lugares carregando uma informação, basta apontarmos a câmera do celular para ele para termos acesso ao seu conteúdo.

No artigo de hoje vamos abordar sobre o universo do QR Code de modo a entendermos como funciona essa tecnologia. Boa leitura!


Mas afinal, o que é Qr Code?

Para iniciarmos nesse universo precisamos definir o que é QR Code.

O QR Code (Quick Response Code) é uma palavra de origem estrangeira, cuja sua tradução livre seria “código de resposta rápida”, ao longo do texto vamos entender o que isso significa.

Sendo assim, podemos dizer que o QR Code é a evolução dos códigos de barras convencionais, isso porque os antigos códigos de barra só trabalhavam com uma dimensão apenas, sendo ela, a horizontal. Já o QR Code é um código de barras projetado em duas dimensões (2D), isso quer dizer que, ele usa códigos que contem informações não apenas no plano horizontal, como também no plano vertical, formando um quadrado.

Embora tenha se popularizado agora, o QR Code foi desenvolvido em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, com a finalidade de auxiliar na catalogação de peças de automóveis em linha de produção. Sua criação não ficou restrita apenas a indústria de automóvel, o QR Code foi aprimorado, passando a ser amplamente utilizado por outros segmentos, carregando informações em seus códigos. Sendo muito utilizado no mercado publicitário, inclusive para realizar campanhas com realidade aumentada.

Hoje em dia, muitas empresas vêm investindo no QR Code, pois permite que elas realizem ações publicitarias com mais informações e até mesmo conteúdos exclusivos para quem fazer a leitura do código.


Para que serve o QR Code?

Como mencionado anteriormente, o QR Code foi pensado para facilitar a linha de produção de uma empresa de automóveis, onde catalogava as peças que seriam utilizadas para a montagem do veículo.

Entretanto, ficou claro que os códigos de respostas rápidas poderiam ser utilizados em outros segmentos do mercado. Posteriormente, passaram a ser utilizados em campanha publicitários em folhetos, revistas e propagandas, onde o usuário que realizasse a leitura do código era direcionado para um site onde continha mais informações do que estava sendo divulgado na revista.

De modo geral, os QR Code’s são utilizados para prover mais informações e conteúdos para os usuários que realizam a leitura do código. Um ponto importante sobre essa tecnologia é que os QR Code’s tem ampla capacidade de armazenar os mais variados tipos de dados, sendo desde letras, números, símbolos, até mesmo links de site, músicas, vídeos e textos completos.


Qual a diferença entre QR Code e o código de barras convencional?

Uma das principais diferenças entre o QR Code e o código de barra convencional é a representação gráfica, como foi brevemente mencionado anteriormente.

O código de barra convencional é disposto em faixas largas e finas na horizontal, acompanhadas de uma numeração. Essas faixas só podem ter suas informações lidas por dispositivos que emitiam raio vermelho, a informação é transmitida para um computador que faz o cruzamento com um banco de dados de modo a revelar o conteúdo codificado. Esse tipo de código está presente em todos os produtos que são comercializados em território nacional, ou seja, sua finalidade é voltada para o varejo.

Já o QR Code é um código em duas dimensões, que não se restringe as informações apenas no plano horizontal. Ele composto por diversos caracteres codificados em uma imagem quadrada, contendo informações tanto no plano horizontal, quanto no plano vertical. Além disso, o QR Code possui um modo de leitura mais dinâmico se comparado com o código de barras convencional, pois dispõem de uma alta capacidade de armazenamento de informações, são ficando restrito apenas a uma finalidade. E para fazer a leitura deste tipo de código, basta apenas apontar a câmera do celular para o QR Code e obter acesso às informações complementares.


Aplicações mais comuns do QR Code

O uso do QR Code vem se diversificando cada vez mais, além do já citamos anteriormente, hoje podemos usar os QR Code’s para fazer pagamentos e receber dinheiro, entre outras transações bancárias, tornando-se assim, uma alternativa ágil.

Existem diferentes aplicações para o QR Code, um grande exemplo é o WhatsApp, que paro o usuário ter acesso ao WhatsApp Web é imprescindível que o mesmo faça a leitura do QR Code com seu dispositivo móvel para validar o acesso à plataforma.

Também é muito comum encontrar os QR Code’s em ingressos de eventos, onde, a partir do seu escaneamento, é possível garantir a autenticidade e ter acesso às informações de quem comprou o ingresso.


Cuidados com o QR Code

É muito fácil gerar um QR Code, pois há diversos sites que permitem que isso seja feito gratuitamente. Entretanto, precisamos ficar sempre atentos para os sites em que seremos direcionados. Pois, o QR Code pode conter links maliciosos a que venha prejudicar o usuário. Com isso, é importante reforçar a atenção ao link gerado através da leitura do QR Code.

21 visualizações0 comentário
bottom of page