• André Tafner

Quais os principais pontos que devem ser levados em conta para escolher o software de votação online

Atualizado: Jul 16


O sistema de votação online surgiu como uma ferramenta para suprir as demandas impostas pelas eleições presenciais, principalmente quando o quesito é a disponibilidade de tempo e a logística necessária para reunir os colaboradores para realização da votação. Esse problema logístico aumentou ainda mais durante o período de isolamento social ocasionado pelo Covid-19, entretanto, algumas demandas seguem com urgências e precisa colher o voto dos colaboradores, contudo, muitos seguem em regime de Home Office, com isso, o sistema de votação online tornou-se uma ferramenta fortemente aliada, pois, através da mesma, é possível realizar as votações de onde estiver, a fim de eleger cargos, projetos e principalmente os representantes para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Por ser simples e ágil, a votação online vem se popularizando cada vez mais, principalmente por ser amplamente acessível quando o número de eleitores é grande, podendo ser realizada de qualquer dispositivo com conexão a internet, através de um clique. O meio corporativo vem explorando muito esse recurso para as eleições de CIPA, como mencionamos em outro post (ainda não viu, clique aqui), contudo, neste artigo veremos quais os principais pontos devem ser levados em considerado na hora de escolher um software de votação online.


O que é um sistema votação online:

O sistema de votação online é um software completamente seguro que foi desenvolvido para facilitar as tomadas de decisões por meio de votações, contudo, o sistema online foi idealizado para que os processos de uma votação sejam otimizados, tornando-os simples, rápida e principalmente, seguro. O sistema permite a personalização de acordo com as características, pautas e cargos a serem elegíveis pelos colaboradores da sua empresa através de votações.


Como funciona uma votação através de um sistema online:

Primeiramente o sistema realiza o cadastramento da eleição e dos eleitores na plataforma digital, posteriormente é realizada a personalização da interface contendo logotipo, informações sobre a votação. Seguidamente é realizado o cadastramento de candidatos, chapas ou pautas a serem eleitos, só depois de tudo cadastrado, a eleição é liberada, ficando disponível para receber os votos durante o período estimado de duração, e por fim, após o encerramento do período de votação é só conferir o resultado.


Principais pontos a serem considerados para escolher um software de votação:

Sempre que vamos comprar um produto elevemos critérios para escolhermos o que melhor se adequa a necessidade a ser suprida, isso não é diferente quando vamos contratar um serviço. Partindo desse pressuposto, a seguir veremos os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher um software de votação online.


· Segurança: o sistema de votação online deve contar com um ambiente 100% seguro, desde a proteção das informações até a apuração dos votos. A Tafner possui um sistema seguro, com uma plataforma antifraudes e ataques, garantindo a integridade dos dados, pois o mesmo conta com tecnologias modernas, criptografia de ponta e certificações ISO 270001, ISAE 3402, SOC2, Tier III.

· Versatilidade: um sistema de votação online é muito mais amplo do que pensamos, pois, o mesmo não se limita apenas a votações no meio corporativo, sua versatilidade permite que vários tipos de eleições sejam realizados.

· Intuitivo: por ser uma ferramenta que visa suprir a demanda de tempo na hora de realizar uma votação ou eleição, o sistema de votação precisa contar com uma interface clara, objetiva e intuitiva.

· Multiplataforma: pensado para facilitar o eleitor, o sistema de votação online foi desenvolvido para funcionar em qualquer plataforma com acesso à internet, seja por computador, tablet ou smartphone, basta apenas acessar o link, fazer o login e votar.

· Rápido: sistemas eletrônicos de votação permitem que a eleição seja apurada em tempo real e, assim que o tempo de eleição finalizar, o resultado já estará disponível, bem diferente do processo de eleição por cédulas de papel que demanda muito tempo para apuração.

· Sistema auditado: para garantir maior segurança, o sistema de votação gera logs dos acessos, registrando o endereço de IP (Internet Protocol) de onde o voto foi realizado, o que traz total imparcialidade para eleição.

· Autonomia: você determina o tempo em que sua eleição ficará ativa para receber os votos, assim o sistema é configurado para poder funcionar 24 horas por dia e 7 dias na semana.

· Suporte técnico: opte sempre por utilizar um software de votação online que possua suporte técnico para solucionar eventuais problemas com o sistema de votação.


A Tafner possui um sistema de votação pioneiro, pois já realizou mais de 30.000 eleições, além de contar com um sistema é 100% seguro e inviolável, possui também um excelente suporte técnico, quer conhecer mais, entre em contato com nossa equipe, clique aqui.

10 visualizações

(15) 3217-8933 / 3329-8933

©2020 por blog.tafner.net.br. Orgulhosamente criado com Wix.com