• André Tafner

Segurança em servidores cloud


Embora esteja muito presente no nosso cotidiano, sejam para acessar arquivos ou reproduzir músicas, muitos ainda desconhecem ou não estão familiarizados com o termo servidores cloud. Então, antes de adentrarmos no assunto principal deste artigo, vamos nos apresentar formalmente ao termo citado. O termo teve origem em meado dos anos 60 e desde então vem se fazendo presente cada vez mais no cotidiano das empresas e usuários. A premissa dos servidores cloud parte da computação em nuvem, tal como armazenamento, gerenciamento, banco de dados, servidores e redes, seja realizado utilizando plataformas virtuais conectadas diretamente a internet. De modo geral, um servidor cloud é uma infraestrutura virtual criada para armazenamento e processamento de informações de milhões de usuários ao redor do mundo, ou seja, um servidor cloud nada mais é que um sistema de computação de nuvens que permite que dados, softwares, redes e servidores em si, sejam armazenados, dispensando assim, uma estrutura física para manter as informações.


Principais vantagens a cerca de um servidor cloud

Optar por utilizar servidores cloud pode nos trazer diferentes benefícios, e nós separamos as principais vantagens a cerca da temática.


Redução na infraestrutura física – Com servidores cloud é possível reduzir a demanda com espaço físico que seria utilizado por um servidor físico;


Armazenamento - O servidor cloud permite que grandes quantidades de informações sejam processadas e armazenadas ao mesmo tempo, reduzindo a utilização de armazenamento em computadores e HDs, pois estará tudo salvo nas nuvens;


Economia – Os servidores físicos são vendidos com determinada capacidade de armazenamento, além de ocupar um espaço grande na sua empresa, muitas vezes há um gasto elevado na compra do servidor e nem se quer a capacidade de armazenamento será toda utilizada, havendo então, um prejuízo para empresa. Outro cenário muito comum é, caso precise de mais espaço para processar e armazenar dados e informações da empresa, um novo servidor deve ser comprado. Contudo, ao escolher utilizar um servidor cloud, há uma grande economia no valor a ser investido, isso porque, você tem como escolher comprar parcelas de capacidade de armazenamento que de fato ira ser utilizada pela sua empresa.


Flexibilidade - Os servidores cloud permite que pessoas autorizadas tenham acesso aos dados processados e armazenados de qualquer localização, basta ter acesso a internet;


Segurança – Os provedores dos servidores cloud possuem uma política de segurança para que as infraestruturas de seus clientes estejam sempre protegidas, deixando seus dados seguros de eventuais ameaças.


A segurança em servidores cloud

Partindo desse panorama geral, vamos adentrar no assunto chave, que é a segurança em servidores cloud. Não há dúvidas que a computação em nuvem trouxe inúmeros benefícios para empresas e usuários particulares, principalmente quando o assunto é a possibilidade de redução de custos. Por sua vez, a segurança em servidores cloud está em rápida expansão, embora em grande parte muito se assemelhe a segurança de TI convencional, como proteção de informações sensíveis, vazamento de dados. Entretanto, uma das diferenças é poder operar com alta taxa de escalabilidade e disponibilidade sem perder a segurança. Além disso, os dados da sua empresa ficam protegidos em data centers espalhados ao redor do mundo. Um ponto importante dos servidores na nuvem, é que o mesmo oferece relatórios de auditoria para comprovar que o gerenciamento de segurança é eficaz e seus dados estão protegidos.


Eventuais riscos

Contudo, há certos fatores de risco que precisam ser estudados pelo setor de TI da empresa antes de ser implementado. Esses fatores ocorrem devidos o armazenamento de arquivos e dados sensíveis da empresa estar hospedados na internet. Por mais que esses dados estejam armazenados em data centers, ainda assim podem estar eventualmente vulneráveis ao acessá-los através de uma rede de internet, podendo sofrer interceptação e ataques de cibercriminosos.


Comprometimento de dados sensíveis – Uma das grandes ameaças a cerca da temática é a violação dos dados de grande importância para empresa, colocando em risco todo o cotidiano da empresa. Uma vez que manter a integridade de informação e dados é o principal objetivo das empresas, qualquer incidente que os colasse em risco causaria um impacto enorme para corporação;


Sequestro de dados – Outra preocupação real das nuvens são devido a todas as informações estarem localizadas em uma plataforma virtual, cibercriminosos podem aproveitar de falhas de segurança para invadir contas e interceptar informações confidenciais.


Mas afinal, como cuidar da segurança dos servidores cloud?

Manter a segurança dos servidores cloud deve ser uma preocupação de ambos os lados, desde o setor de TI da empresa à equipe provedora do cloud, visando sempre o reforço, nas camadas de proteção para manter o ambiente seguro a fim de reduzir os riscos citados anteriormente. Além disso, é indispensável manter toda a infraestrutura que terá acesso ao servidor cloud atualizada com antivírus, firewalls; realizar o gerenciamento de quem terá acesso; garantir que a rede que comunica com a nuvem seja segura; e fazer uso de VPNs.

0 visualização

(15) 3217-8933 / 3329-8933

©2020 por blog.tafner.net.br. Orgulhosamente criado com Wix.com