top of page

Seja mais produtivo com o Google Chrome: As extensões mais eficientes para sua rotina de trabalho

Atualizado: 1 de fev.


Para aqueles que utilizam o computador como ferramenta de trabalho, é necessário usá-lo de modo responsivo, uma vez que existem milhares de distrações podendo prejudicar a eficiência e a produtividade das tarefas a serem realizadas diariamente.

Para que a rotina diária seja executada, os usuários de computador utilizam os navegadores, peça importantíssima para o uso da internet. Sabemos que os navegadores são programas que funcionam como gateways para a internet e funcionando em todos os dispositivos conectados, como, por exemplo: celulares, tablets, computadores, laptops e outros dispositivos inteligentes.

O Google Chrome é o navegador que o ocupa a primeira posição no ranking de navegadores mais utilizados no mundo. Embora a liderança tenha diminuído nos últimos anos, demoraria um pouco para que o programa do Google deixasse de ser o líder disparado na posição que conquistou desde que ultrapassou a internet Explorer.

Mas o que levou o Google Chrome ser o navegador mais utilizado? A resposta para essa pergunta é simples, visto que o Chrome oferece uma série de vantagens que nenhum outro concorrente possui. A interação com os serviços do Google, uma excelente loja de complementos, suporte para as mais recentes tecnologias da Web e funcionalidade inigualável são os recursos consistentes do Chrome que o tornam o favorito de mais da metade dos usuários em todo o mundo.

No artigo de hoje, abordaremos sobre as funcionalidades que transformam o Chrome um forte aliado no ganho produtividade. Boa leitura!

Extensões no Chrome uteis para uma alta produtividade

Infelizmente, usar a internet como ferramenta de trabalho também significa estar exposto a quantidades absurdas de informações aleatórias a cada segundo, o que acaba nos levando ao pior inimigo da produtividade: a distração.

É comum estarmos realizando uma pesquisa ou executando uma tarefa na internet e nos depararmos com anúncios, vídeos virais, artigos super interessantes, tudo parece querer nossa atenção e pode fazer com que sua produtividade caia drasticamente.

Como solução para este problema recorrente, as extensões no Google Chrome é uma ótima opção para quem não quer comprometer a produtividade. O navegador possui diversos add-ons para ajudar os usuários que desejam focar no trabalho ou estudo. Disponível gratuitamente na Chrome Web Store. A seguir apresentaremos as principais extensões que podem ser aliadas no dia a dia para rotina de trabalho:

  • Forest: Extensão voltada para barrar a principal vilã da produtividade: a distração. Eleita uma das melhores extensões pelo Google, ela usa ramificações para manter você focado. Basta criar uma lista de URLs para bloquear, como redes sociais e jogos, e definir o tempo de bloqueio. Ao clicar no ícone da árvore, ela planta uma árvore virtual que bloqueia o acesso ao conteúdo. Se você não soltar o cadeado, receberá recompensas como novos tipos de plantas para expandir sua floresta.

  • Tab Manager Plus: Para aqueles que visam uma organização mais responsiva das abas do Chrome. Essa extensão é uma ferramenta para organizar guias do navegador. A extensão exibe um painel com todas as janelas ativas e suas respectivas abas, permite fechar ou minimizar janelas, nomear grupos de abas e definir cores específicas para cada aba. Outro recurso muito interessante é o campo de busca, por meio do qual você pode pesquisar por aba. O Tab Manager Plus também permite limitar o número de guias por janela, redimensionar pop-ups, ativar o modo noturno e incluir janelas anônimas na janela de trabalho do plug-in. Tornando a experiência de navegação mais otimizada e organizada.

  • Todoist: Outra extensão que busca auxiliar na organização do usuário. A ferramenta cria listas de tarefas e organiza tudo em diferentes itens codificados por cores, como trabalho, compras, filmes para assistir, exercícios e o que mais você quiser. Você também pode definir prioridades, adicionar comentários e notas por e-mail.

  • Rescue time: A ferramenta rastreia várias atividades do usuário para determinar como eles gastam seu tempo no navegador. Em seguida, classifica os sites como "altamente disruptivos", "disruptivos", "neutros", "produtivos" ou "altamente produtivos". Essas classificações são determinadas pela natureza do portal, mas você pode alterá-las nas configurações. Você também pode criar metas de produtividade, relatar sua programação e adicionar integrações a outras plataformas na janela.

  • Toggl Tracker: Essa extensão também é voltada para organização e otimização do tempo dedicado em cada tarefa, ele cria um cronômetro para todos os sites e abre ferramentas online para que você possa saber o que está fazendo em cada projeto, atribuir atividades a cada projeto, gerenciar diferentes atividades e saber quanto tempo você gasta. Outro ponto interessante é a integração com ferramentas como Asana e Trello, que facilita o trabalho em grupo. Ele permite que o gestor convide funcionários e clientes e identifique quantas horas eles gastam em cada tarefa.


  • Google Keep: Extensão oficial do Google Chrome, funciona como um aplicativo para anotações e listas. Com o Google Keep, você faz anotações online e pode compartilhá-las com outras pessoas. Além disso, você pode acessar suas anotações de outro dispositivo com conexão à Internet. O que facilita muito o seu dia a dia onde você estiver.

Como podemos ver, acima, citamos apenas algumas das diversas extensões voltadas para quem quer manter a produtividade e ter uma boa otimização na rotina de trabalho, sem distrações.


Sobre a Tafner.

A TAFNER é uma parceira digital especializada em outsourcing de TI, oferecendo suporte personalizado desde redes até sistemas. Destaca-se como uma fábrica de softwares, desenvolvendo soluções personalizadas para impulsionar negócios com inovação, qualidade e agilidade. Além disso, possui um Sistema de Votação Online para órgãos públicos, eleições online, assembleias digitais, promovendo facilidade, transparência e segurança. A TAFNER busca proporcionar experiências que impulsionam o sucesso, convidando a construir juntos o futuro digital.

30 visualizações0 comentário
bottom of page