top of page

Sistema Web – Seu sistema em qualquer lugar


Quando falamos de Sistema Web, pode parecer que seja algo longe da nossa realidade, entretanto, o sistema web está mais próximo e inserido no nosso dia-a-dia do que imaginamos. Isso ocorre porque um sistema web poder ser definido como um software hospedado na internet, ou seja, usuários podem ter acesso a partir de um navegador ou através de aplicativo para smartphone, independente do local onde estejam. Alguns grandes exemplos de Sistema Web são as redes sociais e os e-mails.

Contudo, e-mails e redes sociais não são as únicas aplicações dos sistemas web, eles também são utilizados como plataforma e/ou canais de comunicação interno dentro de empresas, através de websites ou aplicativos. Quando atrelado ao meio corporativo, o sistema web torna-se responsável pela aproximação da empresa com seus clientes e colaboradores, afim de um bom relacionamento, buscando resultados positivos.

Para que sua empresa atinja os resultados esperados, a presença digital é indispensável. Para isso é necessário que seja implantado um sistema web, pois um bom sistema, deixa sua empresa mais bem posicionada, chegando à frente na hora de alcançar novos clientes. E é sobre isso que vamos abordar no artigo de hoje.


Mas afinal, o que são Sistemas Web?

Como mencionado brevemente, os sistemas web ou aplicações web, como podem ser chamados também, são estruturações informatizadas que podem receber acessos através de um navegador ou até mesmo de um aplicativo, através da internet ou de uma rede, permitindo que empresas façam uso de recursos tecnológicos para alavancar os negócios. Os sistemas web são capazes de operar informações em servidores para processar ações precisas para sua empresa.

Atualmente, sabemos que a melhor estratégia para atrair novos clientes para sua empresa é estar inserido no meio virtual. Entretanto, se a sua empresa busca acelerar o andamento das tarefas no trabalho, é desejável que haja investimento em soluções e recursos eficientes que traga ganhos para o seu negócio. Além disso, investir em um bom sistema web para sua empresa torna-se uma opção inteligente que traz credibilidade e comprometimento com clientes e parceiros.


Como funciona um Sistema Web?

Para que os sistemas web funcionem, eles dependem de um servidor conectado a internet ou a uma rede, dependendo também de solicitações realizadas por usuários. Os sistemas web ou aplicações web, como já mencionado, funciona de forma que permitem que os usuários consigam realizar solicitações e obtenham resposta através da aplicação. De certo modo, isso permite que a um cliente acesse sua plataforma para adquirir um produto, serviço ou apenas informações sobre o seu negócio, espera-se que o sistema interaja com o usuário de forma que o mesmo tenha um resultado satisfatório.

Um exemplo esperado dessa funcionalidade é o potencial cliente querer obter mais detalhes, sobre um item, serviço ou até mesmo uma interação, o mesmo espera que através de um clique seja obtida, é esperado que a informação seja devolvida ao usuário, de forma clara e objetiva, sem que outras páginas aleatórias sejam abertas.

Por isso, nesse caso o servidor web é importante para que os sistemas web funcionem de maneira adequada, pois o servidor tem como sua função receber a solicitação do usuário e como resposta, executar a ação que foi solicitada, seja a solicitação, abertura de uma nova página, abrir uma imagem, um documento, adicionar um item no carrinho, etc.

Outro componente importante na funcionalidade do sistema web é o protocolo HTTP, que atua como a linguagem padrão utilizada para se comunicar com o servidor e executar a solicitação do usuário. Entretanto, a linguagem não fica restrita apenas aos protocolos de HTTP, existem outros protocolos envolvidos nos servidores web de acordo com sua necessidade.


E qual a diferença entre sistemas tradicionais e os sistemas web?

É comum surgir esse tipo de dúvida ao abordarmos sobre sistemas web, embora pareçam análogos aos sistemas tradicionais. Entretanto, sistemas tradicionais rodam em rede interna, somente com acesso aos colaboradores. Já o sistema web é todo pensado e desenvolvido para ser executado via internet, em diversos equipamentos e interagir com o usuário, apresentando respostas personalizadas de acordo com o usuário que está utilizando.


Quais as vantagens do Sistema Web?

Os sistemas web possuem diversas vantagens, uma delas é a mobilidade do sistema da sua empresa, que pode ser acessado em qualquer lugar através de qualquer dispositivo conectado a internet, porém não fica restrito apenas isso, abaixo separamos uma lista de outras vantagens que um sistema web oferece:

· Redução de custos com hardwares;

· Com o sistema web você tem backups realizados automaticamente;

· Ambiente seguro garantindo a integridade dos dados;

· São desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua empresa;

· Respondem a rotina de trabalho da sua empresa;

· Apresentam layout responsivo, podendo ser operado de qualquer dispositivo com acesso a internet, seja ele notebook, smartphone ou tablete.


A Tafner possui um time treinado para aplicar todo seu conhecimento na criação de sites com tecnologias modernas, que lhe garantem uma plataforma ágil para lhe posicionar a frente de seus concorrentes, entre em contato conosco para conhecer melhor nossas soluções, clique aqui.

12 visualizações0 comentário
bottom of page