TI verde: a sustentabilidade em conjunto com o desenvolvimento tecnológico


Atualmente vem crescendo a preocupação e a necessidade de as empresas adotarem medidas para contribuir com a redução dos impactos ambientais negativos. E o com o setor tecnológico não difere, sendo através do chamado de TI verde, que esse setor vem demonstrando preocupação com o impacto causado no meio ambiente.

Com sua crescente expansão, se faz necessário as empresas adotarem medidas conscientes acerca do meio ambiente, visando mitigar os impactos ambientais, investindo em tecnologias sustentáveis e/ou implementando inovações politicamente ecológicas na empresa.

Ao investir em tecnologias de TI verde, além da sua empresa passar a ser vista positivamente, pois cada vez mais, clientes buscam produtos e soluções com empresas que contribuem positivamente com questões ambientais, também contribui para que sua empresa reduza custos, ou seja, torna-se uma prática mais econômica.


Em vista disso, nosso artigo de hoje traz informações acerca dessa temática que vem ganhando força, cada dia mais. Boa leitura!


Mas afinal, o que é o TI verde?

A palavra TI verde, deriva do termo de origem estrangeira, Green IT reúne uma série de estratégias, cujo objetivo é otimizar o uso dos recursos de TI, ou seja, usá-los de modo consciente e ecologicamente correto, visando a mitigação do impacto ambiental no setor de produção e/ou utilização de recursos tecnológicos.

Podemos definir o TI verde, como uma estratégia corporativa verde, ou seja, uma estratégia adotada pelas empresas cuja premissa é a responsabilidade socialmente. Sendo assim, contribuir ativamente para proteção do meio ambiente é o objetivo do TI verde.

Sendo assim, o TI verde visa pesquisar, produzir e utilizar os recursos de tecnologia da informação atrelados a práticas de produção ambientalmente corretas. A exemplo disso, temos o descarte de componentes eletrônicos em local correto, de modo a serem reciclados.

Uma das propostas por trás do TI verde, é tentar reduzir o consumo de energia elétrica, por exemplo, através do uso consciente de dispositivos eletrônicos, buscar opções que apresentem baixo consumo de energia elétrica.


Importância do emprego de soluções de TI verde

Estima-se que equipamentos e projetos de TI, tal como, redes inteligentes, sejam responsáveis por 20% das reduções globais de carbono até 2030, com a aplicação do conceito correto de transformação digital, ou seja, adotando medidas estratégias de TI Verde, além da redução de custos na empresa, ainda estarão contribuindo intensamente para redução dos níveis de carbono.

Em virtude disso, nos últimos anos, mais e mais empresas estão preocupadas com a TI verde. Esta é uma das razões pelas quais é mais prevalente e as empresas estão cada vez mais procurando maneiras de reduzir seu impacto ambiental.

Há também a questão da reputação. Ao ponto que mais e mais corporações explorem maneiras de amplificar sua eficiência energética, aquelas que falham provavelmente serão deixadas para trás pela concorrência.

Isso porque a sustentabilidade também é significante para os consumidores, que estão cada vez mais interessados ​​em gastar seu dinheiro com organizações empresariais que compartilham suas preocupações com questões ambientais.

Nesse sentido, adotar uma abordagem verde para a TI não apenas traz maiores benefícios para o meio ambiente, mas também faz sentido para os negócios.


Como podemos adotar o uso do TI Verde nas corporações?

Sabemos que quando as práticas de TI verde são implementadas com sucesso, ocorre reduções significativas nos custos para empresa, pois, com o uso de soluções mais eficientes que acarretam não só na redução dos impactos ambientais, mas também nos custos da empresa. As empresas conseguem repassar isso aos clientes, oferecendo serviços com maior qualidade, resultando no crescimento e prospectiva do negócio.


A seguir, podemos conferir quais estratégias as empresas podem adotar, para estar a par do conceito de TI verde, vejamos:


  • Optar sempre por equipamentos eletrônicos que tenham baixo consumo de energia. Geralmente, isso ocorre com os equipamentos mais modernos, então se os equipamentos em sua empresa são mais antigos, avalia a oportunidade de substituí-los. Além disso, mantenha-os desligados quando não estiver usando.

  • Reduzir o uso do papel, uma boa estratégia verde, é evitar realizar impressões desnecessárias. Uma boa solução para isso, é utilizar aplicativos para troca de informações entre os colaboradores da empresa.

  • Aderir os serviços em nuvem, reduz a compra de equipamentos desnecessários, consecutivamente, reduz o consumo de energia elétrica.

Outsourcing e o cuidado com o meio ambiente.

Há diversas práticas sustentáveis que podem ser adotadas pela empresa para beneficiar tanto o meio ambiente, quanto a própria empresa, das quais citamos no parágrafo acima.

Sabe-se que o outsourcing é um forte aliado das empresas que buscam reduzir os custos com infraestrutura. Mas você sabia que ele vem se mostrando um forte aliado do TI verde?

Isso ocorre, porque esse modelo de serviço prestado, fornece as empresas uma infraestrutura sob demanda, ou seja, somente os equipamentos que é de fato necessário para realizar as atividades rotineiras do seu negócio.

Além disso, a prática do outsourcing utiliza equipamentos modernos e atualizados, acarretando processo de otimização e redução dos gastos com energia elétrica. O ponto forte dessa prática, está relacionado a redução do descarte de materiais antigos de forma inadequada.

9 visualizações0 comentário