VoIP - Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia de voz sobre IP.


É fato que hoje temos muitos aplicativos com recursos que permitem que façamos chamadas telefônicas através da internet, entretanto, boa parte dos usuários desconhecem a existência do VoIP, consecutivamente, desconhecem todos os benefícios que essa tecnologia pode trazer para sua empresa. Embora o VoIP seja uma tecnologia que não é tão recente, como os aplicativos atuais, mas que vem ganhando espaço novamente, podendo agregar muito para redução de custos e otimização operacional de uma empresa.

De 2020 até o momento, houve um crescimento muito grande por parte das empresas em adotar a tecnologia VoIP, também conhecida como telefonia em nuvem. Isso ocorreu devido ao agravamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2), onde muitas empresas adotaram o regime home office para dar continuidade as suas tarefas diárias. Por isso, o VoIP tornou-se uma ferramenta de grande vilia para empresas, pois o mesmo proporciona grande mobilidade no quesito ligações telefônica.

Por tanto, nosso artigo de hoje traz um panorama sobre a tecnologia de voz sobre IP, chamada VoIP. Boa leitura!

Mas afinal, o que é VoIP?

VoIP é a sigla usada para abreviar a palavra de língua estrangeira “Voice over Internet Protocol”, cuja sua tradução livre tem como significado “voz sobre protocolo de internet”. De modo geral, a própria sigla torna-se intuitiva para sintetizar o que é de fato é o VoIP, que nada mais é de chamadas de voz através de protocolos de internet.

Sendo assim, para que as ligações telefônicas sejam realizadas através da internet, a voz analógica passa pelo processo de transformação em dados digitais, passiveis de serem transmitidos através da conexão com internet. Processo esse, muito semelhante à troca de arquivos entre usuários de aplicativos de mensagens. Contudo, esse processo de transformação de voz para dados digitais se dá através da tecnologia VoIP.

De modo geral, podemos dizer que as ligações utilizando VoIP são realizadas da mesma maneira das ligações analógicas, o que as diferenciam é não haver mais uma empresa de telefonia por trás da linha telefônica, ficando a cargo do uso da internet para realizar as ligações.

A trajetória da tecnologia de voz sobre IP teve início em 1995, com a empresa de telecomunicações VocalTec, sendo eles os primeiros a desenvolverem um software com recursos para realizar chamadas através da internet, batizado de Internet Phone. Entretanto, esse software era muito limitado.

Foi somente em 2003, considerado como pioneiro em comunicação de voz através da internet surge o software Skype, desenvolvido por Janus Friis e Niklas Zennstrom. O principal objetivo do software era realizar a comunicação por conexões de voz através da internet. Desde o surgimento até a atualidade, o Skype foi utilizado por mais de 560 milhões de usuários. Entretanto, o Skype abriu as portas para que novos softwares de comunicação fossem desenvolvidos. Hoje contamos com diferentes aplicativos que oferecem esse mesmo tipo de recurso, tal como, WhatsApp, Discord, Meet, Zoom, entre outros.


Como funciona o VoIP?

O VoIP atua como uma ligação convencional, como mencionamos anteriormente, visto que a premissa do VoIP é captar a voz analógica da ligação e transforma-la em pacotes de dados digitais enviados através de protocolos de internet.

Mas para ser possível realizar ligações através da internet, o primeiro passo é instalar um software que oferece esse recurso de ligação por meio da internet. É valido pontuarmos, que essas ligações podem ser realizadas a partir de computadores ou de smartphones, basta apenas estar com conexão estável com a internet.

O processo de transformação da voz analógica se dá, a partir da transformação da voz em pacotes de informações binarias, para aí sim, serem transmitidas através da internet. Sendo assim, podemos dizer que o VoIP atua como quaisquer outros pacotes de dados que enviamos pela internet, tal como, as mensagens de textos enviadas por aplicativos e/ou e-mails.

A característica fundamental do VoIP é não ter a necessidade de uma linha telefônica convencional, isso por si só, já apresenta redução de gastos exorbitantes com empresas provedoras de telefonia.

No início citamos que o VoIP também pode ser chamado telefonia em nuvem, isso ocorre devido às chamadas serem executadas através de uma rede de IP, todos os dados gerados podem ser armazenados em nuvem. Além disso, a tecnologia de voz sobre IP conta com grande acessibilidade, visto que a mesma possui recursos que permitem que o usuário consulte informações dos contatos de maneira fácil e ágil.


Tipos de serviços VoIP

Há diferentes tipos de serviço VoIP, por isso, é necessário ter em mente qual o tipo de serviço se enquadra melhor na rotina de trabalho ou a sua empresa. Separamos uma lista dos principais tipos de serviços VoIP:

  • Residenciais: essa categoria tem como principal objetivo substituir as provedoras de telefonia fixa convencional, entretanto, permite que o usuário mantenha seu telefone fixo, assim, passa a utilizá-lo com um adaptador com recurso para realizar ligações VoIP. Essa categoria também pode ser aplicada a empresas e esse tipo de serviço é pago mensalmente.

  • Sem cobranças mensais: essa categoria oferece um hardware ao usuário que deseja recorrer aos recursos VoIP. Sendo assim, ele é pago apenas uma vez na aquisição do dispositivo. Permitindo que o usuário realize chamadas ilimitadas sem cobranças mensais.

  • Softwares: essa categoria engloba todos os aplicativos VoIP, tal como Skype, sendo assim, basta que o usuário instale o aplicativo em seu dispositivo de preferência e realize o registro no serviço. Softwares como Skype são gratuitos para fazer chamadas entre usuário que possuam o aplicativo também, entretanto, o Skype vai além, permitindo que os usuários realizem recargas pré-pagas para fazer chamadas para telefones fixo e/ou celulares.

  • Dispositivos móveis: a também a categoria que engloba os dispositivos móveis, onde há aplicativos desenvolvidos exclusivamente para smartphones e tablets. Sendo necessário instalar um aplicativo VoIP no dispositivo e para utilizar os recursos do mesmo, o usuário precisa estabelecer uma conexão com a internet através de uma rede Wi-Fi ou dados móveis. Um exemplo de aplicativo VoIP muito utilizado nos smartphones é o WhatsApp.


Como implementar o VoIP na minha empresa?

Para implementar os serviços VoIP em uma empresa, existem alguns critérios importantes que precisam ser considerados para o bom funcionamento do serviço.

  • Conexão – O primeiro critério que deve ser analisado e considerado antes da instalação do serviço VoIP é a conexão de internet da empresa. É imprescindível saber se a internet possui banda suficiente que torne viável a adoção do VoIP, visto que, o mesmo tem aumento no tráfego de dados e sem uma boa conexão, pode comprometer outras tarefas que demandam do uso de internet também. Outro fator importantíssimo no quesito conexão é possuir dispositivos de rede interna mais recente para garantir bom desempenho da rede de internet.

  • Dispositivos a serem utilizados – Além de boa conexão, é preciso definir quais dispositivos serão utilizados para receber o VoIP.

Há três tipos de dispositivos mais utilizados pelas empresas, sendo eles: o computador com recursos básicos capazes de comportar o uso de telefonia por IP, para isso o computador precisa possuir microfone, alto-falantes, placa de som e conexão com a internet; os telefones IP diferem dos telefones convencionais, isso porque, os telefones IP já possuem recursos de hardware e software nativos necessários para estabelecerem conexão com a internet e realizarem chamadas VoIP; também há outro dispositivo que pode ser utilizado pelas empresas para realizarem chamadas VoIP, o adaptador telefônico analógico (ATA), esse adaptador acoplado a um telefone convencional, permite que o mesmo seja conectado diretamente a um cabo de rede ou até mesmo a um computador para realizar ligações por protocolos de internet.

Vantagens do VoIP

Com o VoIP é possível agregar muitas vantagens ao seu negócio, sendo elas:

  • Redução de custos: talvez essa seja a principal vantagem no uso de VoIP, visto que, com esse serviço torna-se possível reduzir quase 70% dos custos com telefonia.

  • Segurança: as chamadas realizadas através do VoIP garantem mais segurança, pois as mesmas são criptografadas, podendo também serem gravadas e armazenadas em nuvem.

  • Mobilidade: hoje contamos com internet cada vez mais veloz, isso implica diretamente no VoIP, pois permite que o mesmo seja utilizado de qualquer lugar. Além disso, permite que o ramal que você utiliza na empresa esteja vinculado ao seu smartphone.

  • Comunicação assertiva: com o VoIP fica mais fácil para as empresas realizarem ligações de longa distância ou passar mais tempo na linha falando com seus clientes, melhorando a comunicação com os mesmo. Trazendo para empresa um diferencial com a comunicação assertiva.

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