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Aumento de casos de spam durante a quarentena (Covid-19)


Devido o isolamento social decretado por conta da pandemia de covid-19, o número de usuários utilizando a internet aumentou gradativamente, pois, muitos brasileiros precisaram adotar o “home office” para dar continuidade as tarefas desenvolvidas em seus locais físicos de trabalho, com isso, o aumento de “spams” e “vírus” aumentaram significativamente. Usuários de internet passaram receber mais mensagens indesejadas em seus e-mails e mensagens de textos em seus smartphones, a seguir veremos como funciona o envio de milhares de mensagens ao mesmo tempo, o que chamamos de spams.


O que é spam:

O termo SPAM é a sigla que utilizada para abreviar a palavra de origem estrangeira “Sending and Posting Advertisement in Mass”, cuja sua tradução livre corresponde a “enviar e postar publicações em massa”. Ou seja, spams é o recebimento de mensagens eletrônicas não solicitadas pelos usuários.


Meios de envio:

Normalmente são enviados através de correios eletrônicos (e-mails), contudo, são enviados também através de mensagens de textos em smartphones e aplicativos de mensagem. Ocorre também o caso de spam por chamada de voz em telefones fixos e móveis. Abaixo podemos ver como são realizados alguns desses envios em massa de mensagens não solicitadas.


E-mail: o correio eletrônico é o meio mais comum utilizado pelos spammers para a propagação de mensagens indesejadas, tais mensagens são conhecidas como spamming, pois, fazem uso de ferramentas para realizar o envio de mensagens em massa, dispensando que o destinatário autorize o uso do seu endereço eletrônico.

Já o spammers, é responsável pela coleta dos endereços eletrônicos para onde iram designar as mensagens em massa, simultaneamente. Esses endereços eletrônicos geralmente são obtidos através de softwares que compilam listas de endereços eletrônicos, contudo, nem todos os spammers possuem programas para obtenção dos endereços eletrônicos, entretanto, existe uma gama de sites que vendem listas de e-mails prontos para o envio massivo de mensagens indesejadas.


Smartphones e telefonia: nos smartphones a prática de spam está relacionada com o recebimento de mensagens de textos contendo conteúdos não solicitados, como propaganda de operadoras oferecendo produtos. Na telefonia em geral, o Brasil é um dos países que mais se destaca em relação ao número de chamadas contendo spam, normalmente essas chamadas são realizadas pelas operadoras para oferecerem planos de telefonia móvel e internet, e isso vem aumentando ainda mais durante o período de isolamento social.


Principais tipos de spams:

Existem diferentes tipos de spam, abaixo você pode conferir os principais tipos de spam recebidos no Brasil.


Propagandas: chamados de spam publicitário são mensagens contendo informações de serviços ou produtos, esse é o tipo de spam mais antigo e também o mais comum, pois, é utilizado por grandes empresas para divulgar seus serviços e/ou produtos, a fim de atingir um número maior de clientes.


Golpes: disfarçados de spam publicitário, as mensagens contêm golpes que visam lesar o usuário que fornece seus dados ao clicar em links duvidosos, com a falsa propaganda de um produto ou serviço, até mesmo propostas de empréstimo consignado são alvo de spam.

Chain latters (correntes): um tipo de spam muito comum de serem encontrados em correios eletrônicos, redes sociais e aplicativos de mensagem, geralmente seu conteúdo é apelativo, visando à sensibilização e comoção de quem os recebe, o fato de se juntar as correntes e repassar o e-mail a frente só faz com o que os spammers aumente suas listas de e-mails.


Hoaxes (Boatos/Noticiais falsas): essa modalidade de spam é muito parecida com os spams chain latters (correntes). Pois, também utilizam do apelo social para que a mensagem ou notícia seja levada adiante. O que os diferem, é que normalmente os hoaxes apropriam-se de histórias falsas, comoventes induzindo o destinatário a replicar essa informação, assim as notícias vão se propagando.

Entre outros, é muito comum encontrar spam contendo mensagem correlacionada a estelionato, noticias falsas. Entretanto, é valido lembrar que antes de acessar qualquer link recebido por correio eletrônico ou mensagens de texto, é imprescindível que uma busca em site de pesquisa seja realizada, a fim de averiguar sua veracidade.


O que fazer para prevenir do recebimento de spams:

Lamentavelmente, o spam é uma prática que gera inúmeros desconfortos para todos os usuários que os recebem, mas, todos estão fadados a receber esse tipo de correio eletrônico indesejado, entretanto, existe uma série de medidas que podem ser tomadas para que essas mensagens indesejadas cheguem com menos frequência.

Quando falamos em spam no e-mail, alguns serviços possuem filtros anti-spam, marcando as mensagens automaticamente, contudo, algumas mensagens acabam passando, é fundamental marca-las como spam para que o filtro anti-spam possa a identifica-las no futuro. Sempre tomar cuidado ao cadastrar o e-mail para receber boletins informativos, pois, alguns sites acabam compartilhando o endereço eletrônico para spammers, manter sempre os dados privados nas redes socais, além de não acessar e nem responder mensagens que contenham spam, entre outras formas.


A prática de spam é considerada crime:

Embora seja uma prática que traga prejuízos notórios aos usuários, infelizmente o spam não é considerado uma prática ilegal, houve um projeto de lei para criminalizar e gerar multa para empresa ou pessoa física que disparasse mensagens consideradas como spam, mas, este projeto de lei foi arquivado. Contudo, de acordo com o Art. 37 do Código de Direito do Consumidor é proibido toda e qualquer publicidade enganosa ou abusiva, capaz de induzir o erro. Além de algumas práticas de spam estar previstas no Código Penal, como os spams de estelionatários.

Neste período crítico em que vivemos o novo coronavírus (Covid-19) vem sendo o principal assunto alvo de boatos, os cibercriminosos aproveitam de um momento de sensibilização da população para criar e difundir mensagens contendo conteúdo sensível, falso e prejudicial aos usuários.


Na dúvida, sempre encaminhe os e-mails suspeitos a sua equipe de TI para que o mesmo seja analisado.

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