top of page

Vazamento de códigos-fontes do Windows XP e 2003 Server e os perigos para sua empresa


Nos últimos dias, especula-se que códigos-fonte de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Microsoft, tenham sido vazados. Os códigos do Windows XP e Windows 2003 Server foram disponibilizados ilegalmente através de um arquivo para download na plataforma Torrent. De acordo com os veículos de comunicação, é a primeira vez que códigos-fonte da empresa são vazados. Hoje vamos abordar os possíveis riscos que rondam esse vazamento de código-fonte.

Windows XP

O Windows XP pertence à família de sistemas operacionais desenvolvidos pela grande empresa de tecnologia, Microsoft. Teve sua primeira versão em 2001, esse sistema teve muita adesão por parte de usuários e de empresas. Entretanto, em 2008 teve sua ultima versão, contudo, continuava recebendo atualizações de suporte até 2016. Somente em 2017, a empresa anunciou o fim oficialmente do sistema operacional, após 12 anos de sua ultima versão. Consequentemente, deixe de fornecer melhorias e atualizações de segurança e seus programas AntiMalware, tal como o Security Essentials foram encerrados também, deixando os usuários que ainda utilizam essa versão do sistema operacional, suscetíveis a ciberataques.


Eventuais problemas decorrendo ao vazamento do código-fonte

Como já mencionada, nos últimos dias, a Microsoft teve alguns de seus códigos-fontes vazados. O principal alvo dos vazamentos foi o sistema operacional Windows XP, embora a Microsoft tenha anunciado a descontinuidade desta versão, ela ainda é utilizada por mais de 1,26% dos usuários. Parece pouco, mas isso representa mais de 25 milhões de computadores operando com um sistema operacional ultrapassado.

Mesmo com uma parcela considerada pequena, esses usuários que ainda utilizam o sistema ultrapassado já estavam suscetíveis a ciberataques devido à falta de patch de segurança. Contudo, uma vez que o código-fonte seja acessado por hackers, eles passam a ter detalhes sobre o funcionamento interno do sistema, exploram suas vulnerabilidades, permitindo a criação de métodos de ataque e malwares específicos.

A circulação ilegal dos códigos-fontes do Windows XP e Server 2003 não coloca apenas os usuários finais em vulnerabilidade, mas também empresas que ainda utilizam o Windows 2003 Server.


O que fazer com o fim do suporte do Windows XP

Com o fim do suporte, os computadores que ainda rodam com o Windows XP não são considerados seguros, por isso, é hora de pensar e agir.


E se eu não quiser fazer upgrade, meu computador vai continuar funcionando?

Sim, mesmo com o fim do suporte para Windows XP, seu computador continuará funcionando. Contudo, os riscos de falhas na segurança são elevados, além de estar mais vulnerável a vírus e ciberataques. Não vale a pena colocar seus dados em risco, por isso é recomendado que o upgrade seja realizado.


Upgrade para o Windows 10

Como solução mais eficiente e segura, recomenda-se que usuários do Windows XP façam upgrade para o sistema operacional mais recente, o Windows 10. Pois, o mesmo possui atualizações de seguranças capazes manterem os dados dos usuários seguros e protegidos. Além de corrigir eventuais vulnerabilidades que são exploradas pelos hackers através dos malwares.


Meu computador é antigo, devo comprar outro?

Pouquíssimos computadores mais antigos possuem configurações necessárias para suportar o upgrade de sistema operacional. Se o seu computador não possui as configurações específicas para comportar o Windows 10, ele não rode como o esperado. Por isso, talvez seja hora de pensar em trocar o computador.


Outsourcing como solução viável para sua empresa

Sabemos que para realizar a troca de um computador demanda um custo muito elevado. E que nem sempre isso é possível, principalmente se estamos falando em empresas, que precisam trocar mais de um computador. Uma solução econômica, eficaz e segura é optar pelo outsourcing com comodato de equipamentos, pois, não contará apenas com uma equipe experiente e qualificada para tocar o setor de TI no dia-a-dia da sua empresa, como também conta com equipamentos modernos, seguros e atualizados, lhes garantindo uma assessoria completa.


A Tafner conta com a locação de equipamentos novos, licenciados e atualizados. Além de uma equipe profissional experiente e qualificada, se você se preocupa com os dados de sua empresa e quer manter o melhor nível de segurança em suas estações de trabalho, entre em contato conosco, clique aqui, estamos prontos para lhe ajudar!

20 visualizações0 comentário
bottom of page